Goiânia, 27 de junho de 2017    




Notícias

(27/01/2016) Transplantada recebe alta nesta quinta-feira

Valquíria Marta de Souza recebeu rim da própria mãe Maria Lúcia de Souza no dia 12 de janeiro. Mãe recebeu alta médica três dias após o procedimento. Filha recebe alta nesta quinta-feira, 28 de janeiro, às 11 horas da manhã

Dezesseis dias após receber o rim da própria mãe, a cozinheira Valquíria Marta de Souza receberá alta médica nesta quinta-feira, 28 de janeiro, às 11 horas da manhã. Os procedimentos de captação e transplante foram realizados no Hospital Alberto Rassi – HGG há cerca de duas semanas e contou com o apoio da equipe da Central de Transplantes, incluindo nefrologistas, urologistas e anestesiologistas. As cirurgias duraram mais de seis horas e o novo rim de Valquíria começou a funcionar já na sala do Centro Cirúrgico.

A doadora recebeu alta médica três dias após passar pelo procedimento, já a filha receptora ficou internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e poderá ir para casa nesta quinta-feira. Ela está urinando em média 3700 ml por dia. Recuperada do procedimento, Valquíria desabafa que todo o esforço valeu a pena. “Desde que recebi o rim, não precisei mais passar por hemodiálise e estou muito feliz. Fui agraciada por Deus e quero incentivar as pessoas a fazerem o transplante. Agora é vida nova”, afirmou.

Valquíria começou a ter problemas nos rins há seis anos. Porém, há pouco mais de um ano, começou a fazer a hemodiálise. Ela se deslocava até o hospital três vezes por semana para passar pelo procedimento, que dura cerca de quatro horas. Mãe e filha começaram a ser preparadas para os procedimentos há mais de um ano. Esse foi o segundo transplante entre pacientes vivos realizados na unidade nos últimos dois meses.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700