Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(29/01/2016) Alimentação saudável: pacientes tiram dúvidas com nutricionista do HGG

Valéria de Souza ministrou palestra nesta quarta-feira, 27 de janeiro, para pacientes que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade. Profissional deu dicas para comer bem e de forma saudável

Quando se fala em alimentação saudável, todo mundo logo pensa nas restrições. Mas, a chefe do serviço de nutrição do Hospital Alberto Rassi – HGG, Valéria de Souza, esteve no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) para desmistificar esse pensamento. De acordo com ela, é possível ser saudável sem abdicar de comidas saborosas. “Para uma alimentação equilibrada é necessário sempre que possível, optar por alimentos frescos e verduras cruas. Além disso, os doces devem ser consumidos de forma equilibrada”.

A dona de casa Maria José Pereira de Castro estava na unidade acompanhando a mãe que aguardava por consulta com a equipe de dermatologia. Ela contou que tem um netinho com seis meses de vida e que a família da nora insiste em colocar açúcar na mamadeira da criança. “Eles colocam porque dizem que solta o intestino dele”, afirmou. “Está errado. A criança não conhece o sabor, não há necessidade disso. Para problemas de intestino, coloque cinco gotas de azeite na mamadeira que irá fazer o mesmo efeito”, aconselhou a nutricionista.

Durante a palestra, a profissional deu várias dicas para a plateia. “Vários alimentos podem ser benéficos para a saúde, por exemplo, a cebola auxilia no processo circulatório. O chá de hortelã é excelente para auxiliar na redução do colesterol, pode ser tomado duas vezes ao dia. Quem está nervoso demais pode tomar o chá de erva cidreira que irá ajudar a acalmar. Para quem tem diabetes ou sofre com obesidade, os chás devem ser tomados sem açúcar”.

Valéria fez questão de deixar um recado. “A pessoa é o que ela come. Se ela come certo, vive bem, tem menos doença. Se ela come errado, vive mal, tem mais doenças. É necessário controlar a boca, controlar a mente, para precisar ir menos ao médico. Quando vocês forem comer coisas erradas demais, lembrem-se que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Tenham moderação”.



Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700