Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(01/03/2016) “Raízes do Brasil” reúne acervo de cem obras de Omar Souto

Exposição no Hospital Alberto Rassi – HGG comemora cinquenta anos de dedicação à pintura. Vernissage acontece nessa quarta-feira, dia 9 de março, a partir das 19 horas

A realidade dos sertões, seja no Nordeste ou no Cerrado brasileiro, será apresentada na exposição “Raízes do Brasil”, do artista Omar Souto, no Hospital Alberto Rassi – HGG, a partir do dia 09 de março (quarta-feira). Comemorando cinquenta anos de dedicação à pintura, Omar se inspira em tipos populares do universo caipira e das ruas, cenas de casamentos na roça, folia de reis, cenas de bordel, retirantes e cangaceiros.

O vernissage da nona temporada de exposições do projeto Arte no HGG ocorre a partir das 19 horas. O artista expressou ainda a grande satisfação em expor no Hospital. “Eu fico muito emocionado porque é uma forma do meu trabalho colaborar com alguma coisa. Não estou vendo como exposição, estou vendo como um prêmio. É muito gratificante”, afirmou o artista que começou sua carreira artística como pintor de paredes, letreiros e placas. Dessa vivência, herdou a ótica ingênua e a identidade com temas populares.

Expressiva representação do universo naif, Omar Souto nasceu em Heitoraí, interior de Goiás, no ano de 1947. Filho de pais nordestinos, o artista retrata suas vivências, onde se inspira e revela a simplicidade da alma do povo goiano e brasileiro. A sua obra mais conhecida é a maior via sacra do Brasil que fica no caminho de Goiânia à Trindade. Já expôs as suas obras em quase todos os estados brasileiros, além de exposições no exterior.

De acordo com a artista, as suas obras vão dialogar com o público da unidade. “Nas minhas pinturas eu retrato o povo brasileiro, pessoas simples, a vida no campo. Acredito que elas vão se comunicar com o público do hospital. Eu também sou uma pessoa simples, interiorana. Muitos quadros meus eu chamo de autorretrato, porque eu me vejo no meu trabalho. O meu trabalho é a família brasileira, e é isso que vamos levar para o hospital”.

Arte no HGG

O projeto inovador Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. De forma voluntária, artistas expõem seus acervos nos corredores que deixam o hospital mais alegre e interessante. Esta é a nona exposição recebida na primeira unidade pública do Centro-Oeste a ser acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700