Goiânia, 25 de junho de 2017    




Notícias

(11/03/2016) Alimentação que sobrecarrega os rins é tema de palestra no HGG

Nutricionista Lilian Fioravanzo Apolinário ministrou palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG na tarde desta quarta-feira, 9 de março. Profissional alertou que os alimentos processados e industrializados são os grandes vilões para os rins

A regra básica para não ter problemas nos rins é ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Além disso, uma alimentação balanceada pode auxiliar no bom funcionamento do organismo e prevenir as indesejadas doenças renais crônicas. Na tarde desta quarta-feira, 9 de março, a nutricionista do Hospital Alberto Rassi – HGG, Lilian Fioravanzo Apolinário ministrou palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital, alertando os usuários sobre os alimentos que devem ser evitados e os que devem ser inseridos na alimentação diária.

De acordo com a nutricionista, o excesso de sal e açúcar pode levar o paciente a desenvolver pressão alta e diabetes, doenças que se não tratadas corretamente, podem levar à falência total dos rins. “O controle da pressão arterial também é uma das funções dos rins, se eles não funcionam, a pressão pode aumentar e causar inchaço. Por isso, a dica é usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos e nas refeições. Podemos começar a substituir aos poucos, diminuindo o sal e adicionando ervas frescas como manjericão, orégano, alecrim, por exemplo”.

Para cozinhar, Abadia Alves utiliza tempero completo, cominho e pimenta. Ela perguntou se estava correto. “O tempero completo é veneno. Tem alto teor de sódio e pode comprometer o funcionamento dos rins”, respondeu a nutricionista. “Eu gosto do tempero completo porque é mais prático e gostoso. Em compensação, eu não coloco sal na salada”, afirmou a paciente que estava na unidade para uma consulta com a equipe de dermatologia.

Campanha

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Rim, o Hospital Alberto Rassi – HGG está promovendo uma série de ações para alertar a população sobre a importância de manter os rins saudáveis. A próxima palestra da campanha “Março da prevenção” acontece na quarta-feira, 16 de março. Os remédios considerados “venenos” para os rins serão abordados pelo farmacêutico Renato Rocha Martins.

No dia 23 de março, a médica residente em nefrologia Rhaisa Gannan Macedo e a enfermeira Milena Paes Monteiro falarão sobre “Os cuidados para evitar doenças renais”. Fechando a programação, no dia 31 de março a nefrologista Ana Laura Bezerra Florentino abordará “Os tratamentos das doenças renais”. As discussões são abertas ao público em geral e acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 15h30 no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700