Goiânia, 24 de setembro de 2017    




Notícias

(11/03/2016) Dia Mundial do Rim: HGG atende 560 pessoas em evento

Atividade aconteceu nesta quinta-feira, 10 de março na área externa do hospital. Entre 9 e 17 horas foram ofertados gratuitamente testes de glicemia, análise de urina, aferição de pressão arterial, além de orientações médicas

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Hospital Alberto Rassi –HGG, disponibilizou vários serviços gratuitos para a comunidade nesta quinta-feira, 10 de março. O público foi atendido na área externa do hospital onde foram ofertados gratuitamente testes de glicemia, análise de urina, aferição de pressão arterial, além de orientações médicas e distribuição de panfletos informativos. A ação aconteceu entre 9 e 16 horas, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia e atendeu 560 pessoas.

Os participantes foram atendidos por uma equipe composta por 30 profissionais do HGG, entre enfermeiros, biomédicos e médicos. De acordo com a chefe do serviço de Nefrologia do HGG, Bruna Rassi, é preciso conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos rins. “Esses cuidados devem vir desde a infância. Para evitar complicações renais é preciso ter um estilo de vida saudável, manter o controle do colesterol, da glicemia, além de alimentar-se com menos sal. Todos esses fatores vão influenciar no aparecimento de doenças renais no decorrer da vida”, alertou.

Após passar pela triagem, o corretor Luciano Correa da Silva fez o teste rápido de urina no local, já que o HGG disponibilizou dois banheiros químicos para o evento. Ele foi um dos primeiros a receber atendimento nesta sexta-feira. “A médica orientou para eu ir até um Cais para que eu seja regulado e consiga atendimento especializado. Eu acho muito importante esses eventos porque para quem não tem plano de saúde, que é o meu caso, ajuda muito. Fiz todos esses exames de graça”, agradeceu.

A dona de casa Anália de Sá Neta Silva estava na unidade para consultar com a equipe de cardiologia. Quando viu a movimentação na área externa do hospital, resolveu participar. “Eu nunca fiz exames e também nunca senti dores nos rins. Essa ideia de oferecer os serviços gratuitos é muito legal porque às vezes pode detectar a doença antes mesmo dos sintomas”, afirmou.

Nefrologia do HGG

A Seção de Nefrologia do HGG é um dos maiores serviços do hospital. Além disso, o HGG é uma das unidades de saúde habilitadas no Estado para a realização de transplantes renais. Em 2015 dois procedimentos foram realizados. No início de 2016, a cozinheira Valquíria Marta de Souza recebeu o rim da própria mãe, Maria Lúcia de Souza. Os procedimentos de captação e transplante de rim entre mãe e filha, aconteceram no HGG e duraram aproximadamente seis horas.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700