Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(17/03/2016) Farmacêutico do HGG alerta sobre medicamentos que podem prejudicar funcionamento dos rins

Palestra aconteceu nesta quarta-feira, 16 de março, no Ambulatório de Medicina Avançada do Hospital Alberto Rassi – HGG. Enquanto aguardavam por consulta, pacientes tiraram as dúvidas com o profissional

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Rim, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove a campanha “Março da Prevenção”, que consiste em uma série de palestras para informar a população e o público da unidade sobre os cuidados básicos com a saúde e principalmente com os rins. Nesta quarta-feira, 16 de março, o farmacêutico clínico Renato Rocha Martins ministrou palestra no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital sobre os medicamentos que são considerados venenosos para os rins.

De acordo com o farmacêutico, nenhum medicamento é isento de risco. “Muitos remédios simples que a gente toma para a febre ou dor de cabeça pode causar algum efeito colateral nos rins”. Renato explicou que os grandes vilões são os anti-inflamatórios e os antibióticos, e devem ser utilizados esporadicamente. “Temos alguns fatores de risco. Se o paciente é diabético ou hipertenso e se automedica, pode ter problemas renais, porque no caso dos anti-inflamatórios, o principal efeito é a redução da filtração renal”, explicou.

A aposentada Marli Idalina Moraes aguardava consulta justamente com o nefrologista. Ela conta que há dois anos sofreu um acidente e um rim ficou menor que o outro. “Desde então eu faço tratamento aqui. Hoje eu não posso tomar nenhum tipo de anti-inflamatório, o meu organismo não aceita”. O farmacêutico José Rodrigues de Oliveira também sofre com problemas renais. Ele aguarda pela quarta cirurgia para retirada de pedras nos rins e afirmou que as palestras são muito importantes para disseminar conhecimento. “Trabalhei em farmácia por 12 anos e sei que as pessoas se automedicam e não pensam nas consequências. Iniciativas como estas são louváveis”.
Campanha
A próxima palestra da campanha “Março a Prevenção” acontece no dia 23 de março. A médica residente em nefrologia Rhaisa Gannan Macedo e a enfermeira Milena Paes Monteiro falarão sobre “Os cuidados para evitar doenças renais”. Fechando a programação, no dia 31 de março a nefrologista Ana Laura Bezerra Florentino abordará “Os tratamentos das doenças renais”. As discussões são abertas ao público em geral e acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 15h30 no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700