Goiânia, 16 de agosto de 2017    




Notícias

(18/03/2016) HGG faz retirada de hemangioma

Procedimento aconteceu na tarde quarta-feira, 16 de março, no Hospital Alberto Rassi – HGG. Referência no tratamento desta doença, Zacharias Calil participou da cirurgia

O Hospital Alberto Rassi – HGG realizou nesta quarta-feira, dia 16 março, a retirada de hemangioma, marca de nascimento que geralmente aparece na forma de um nódulo vermelho formado pelo excesso de vasos sanguíneos. A convite do chefe da Seção de Cirurgia Plástica da unidade, Sérgio Conceição, o procedimento contou com a participação do cirurgião pediátrico Zacharias Calil, mundialmente conhecido por realizar cirurgia de separação de gêmeos siameses.

A cirurgia foi realizada em um paciente do HGG, um jovem de 22 anos. Sérgio Conceição explica que o convite para Calil surgiu porque ele é referência no tratamento desta doença. “O Zacharias é referência em todo o mundo nos casos de separação de gêmeos siameses e também nos casos de hemangioma, que é uma doença congênita. Ele tem mais de 30 anos na medicina, e é muito ligado ao ensino, então acredito que os residentes aprenderam bastante com ele. O nosso objetivo é que a cirurgia tivesse bom aproveitamento tanto para o paciente, quanto para o ensino”, afirmou.

Zacharias afirmou que a troca de experiências é imprescindível, principalmente durante a formação do médico. “É muito interessante poder dividir conhecimentos e poder orientar os residentes em como proceder em casos assim”, afirmou. Calil atua no Hospital Materno Infantil (HMI) que é referência estadual em atendimento de casos de média e alta complexidade com destaque no tratamento de hemangiomas. Ele explica que a pessoa que nasce com esses tumores é excluída do convívio social. “O paciente com essa patologia não consegue arrumar emprego ou até mesmo namorar. Geralmente é discriminado ao longo da vida”.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700