Goiânia, 19 de outubro de 2017    




Notícias

(21/03/2016) Evento sobre saúde do sono atende 122 pessoas no HGG

HGG sediou evento promovido pela Associação Regional do Sono Centro-Oeste, em parceria com a Associação Brasileira de Neurologia, nesta sexta-feira, dia 18 de março. Serviços gratuitos como aferição de pressão e orientações médicas foram oferecidos gratuitamente para a população

Na manhã desta sexta-feira, 18 de março, o Hospital Alberto Rassi – HGG e Associação Regional do Sono Centro-Oeste promoveram evento em comemoração à Semana Mundial do Sono. Vários serviços gratuitos foram oferecidos à população como aferição de pressão, medição de glicemia, cálculo de IMC e orientações com especialistas da área. A ação aconteceu entre 9 e 12 horas e atendeu 122 pessoas.

A neurologista e presidente da Associação Regional do Sono Centro-Oeste, Giuliana Macedo, informou que os principais distúrbios são insônia, ronco e apneia do sono. “Roncar não é normal e pode estar relacionado a problemas de saúde como a apneia que é uma parada respiratória enquanto a pessoa dorme. Muitas vezes o paciente acha que não tem problema porque dorme a noite toda, porém no outro dia acorda cansado, com sonolência excessiva, fica desconcentrado no trabalho e com humor alterado, ou seja, prejudica a qualidade de vida da pessoa”.

A auxiliar de serviços gerais Divanilda Machado é portadora de fibromialgia e também tem pressão baixa. Ela afirma que não tem problemas para dormir porque para controlar as doenças ela toma alguns remédios fortes que dão sono. Durante o evento ela aproveitou para fazer os testes rápidos e acabou descobrindo que está com a glicemia baixa. “Tentando evitar uma doença eu arrumei outra, porque não como doces com medo de diabetes. Porém com a glicemia baixa posso ter tremores ou sentir fraqueza”, afirmou.

O aposentado Manoel Tertuliano do Nascimento sofre com distúrbios do sono. Ele explica que cochila na cadeira, porém quando deita na cama para dormir não consegue. Ela estava voltando de uma visita a um cunhado quando foi convidado para participar do evento no HGG. Enquanto aguardava as orientações da neurologista, ele elogiava a ação para os outros participantes. “Esse hospital é nota mil. Quando fui convidado, achei que tinha de pagar alguma coisa, quando soube que era tudo de graça, não acreditei. Os outros hospitais do País precisam seguir esse exemplo”, declarou.

Palestra
Nesta quarta-feira, 16 de março, cerca de 60 profissionais da saúde participaram de um curso gratuito sobre apneia do sono no Auditório do HGG. O evento foi uma realização da Associação Regional do Sono Centro-Oeste, Associação Brasileira do Sono e Associação Brasileira de Neurologia. Inserida na programação da Semana Mundial do Sono, a doença foi abordada por diversas óticas. No total, sete especialistas entre neurologistas, pneumologistas e odontólogos falaram sobre epidemiologia, diagnóstico, complicações e consequências metabólicas, além do tratamento da doença.

A programação contou com as palestras “SAOS: Epidemiologia e Manifestações Clínicas”, com a odontóloga Erika Aguiar Lara; “SAOS: Diagnóstico”, com a neurologista Giuliana Macedo Mendes; “SAOS e Hipertensão Arterial Sistêmica”, com a neurologista Sheyla Arieh Rezende; “SAOS: Complicações Cardiovasculares”, com a otorrinolaringologista Fernanda Chrispim; “SAOS e Consequências Metabólicas”, com a pneumologista Ana Helena Barbalho; “SAOS e Doença Cerebrovascular”, com o neurologista Marco Túlio Pedatella e “SAOS: Tratamento”, com o pneumologista Marcelo Rabahi.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700