Goiânia, 22 de agosto de 2017    




Notícias

(01/04/2016) HGG encerra “Março da Prevenção” com palestra sobre doenças renais

Nefrologista Ana Laura Bezerra fechou a programação mensal do ciclo de palestras alusivo ao Dia Mundial do Rim nesta quinta-feira, dia 31 de março. Médica esclareceu dúvidas dos usuários do Ambulatório de Medicina Avançada – AMA e alertou para a realização dos exames de rotina

O Hospital Alberto Rassi – HGG encerrou na tarde desta quinta-feira, dia 31 de março, o ciclo de palestras no Ambulatório de Medicina Avançada – AMA deste mês. O “Março da Prevenção” abordou as doenças renais, as formas evitá-las e os possíveis tratamentos, sendo a última edição realizada pela nefrologista Ana Laura Bezerra, que respondeu as principais dúvidas dos usuários sobre as doenças renais crônicas.

Ana Laura iniciou a atividade alertando os pacientes para as outras doenças que podem facilitar o surgimento de problemas renais, como o diabetes e a hipertensão. A médica explicou que inicialmente a doenças renais crônicas são silenciosas, e quando os sintomas aparecem normalmente o problema está em um estágio bastante avançado. “É importante, principalmente para quem tem outras doenças crônicas, realizar os exames de urina e creatinina rotineiramente. Assim, podem descobrir logo no início se os rins estiverem com algum problema”, alertou.

A auxiliar de serviços gerais Regina Márcia estava no HGG para acompanhar o esposo em uma consulta, e achou importante a iniciativa. Ela conta que tinha dúvidas frequentes sobre o assunto, e que desconfia que está com algum problema renal. “A médica conseguiu esclarecer o que eu não entendia muito bem, e com certeza vou procurar um especialista para verificar o meu caso e descobrir se tenho mesmo alguma doença nos meus rins”, disse.

O agricultor Doraci Alves questionou à médica sobre os chás e remédios caseiros para as doenças renais. De acordo com o paciente, que aguardava por sua consulta na recepção do Ambulatório, ele tinha receio em fazer uso dos medicamentos caseiros, mas foi orientado pela médica a procurar um especialista antes de se automedicar. “Tem muita gente que tem dúvidas, e eu tinha muitas também. Eu tenho problema cardíaco e tinha medo de tomar esses chás que aprendemos nas fazendas. Como a médica disse que não tem fundamento científico, com certeza vou procurar um médico antes de tomar qualquer coisa.”

Para o mês de abril, a programação do Ciclo de Palestras da Prevenção envolverá os temas hipertensão e cuidados com a voz.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700