Goiânia, 19 de outubro de 2017    




Notícias

(07/04/2016) Colaboradores recebem orientações sobre ergonomia e prática de exercícios físicos

Atividade aconteceu nesta quarta-feira, 6 de abril no Hospital Alberto Rassi – HGG e contemplou a segunda edição do projeto Diálogo Diário de Segurança, coordenado pelo SESMT. Além de orientações sobre a importância dos exercícios físicos, colaboradores participaram de uma sessão de alongamento

O Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Alberto Rassi – HGG realizou nesta quarta-feira, 6 de abril, a segunda edição do projeto Diálogo Diário de Segurança (DDS). O programa foi criado há seis meses e consiste em discutir temas relacionados à saúde e segurança do colaborador. Nesta edição, o SESMT contou com a parceria do serviço de fisioterapia da unidade que visitou diversos setores explicando sobre ergonomia e a importância da prática de exercícios.

O fisioterapeuta especialista em LER/DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho), Maurício Farias, explicou para os colaboradores a diferença entre atividade física e exercício físico. De acordo com o profissional, a atividade física é qualquer movimento produzido pela musculatura num gasto de energia acima do nível de repouso, como andar a pé, varrer a calçada, entre outros. Já o exercício é uma forma de atividade planejada, repetitiva, que desenvolve a resistência física e as habilidades motoras, como natação, musculação.

Maurício esclareceu que a atividade física tem o seu mérito, porém o ideal é a prática regular de exercícios. “Os benefícios são inúmeros como controle da pressão arterial, prevenção de gordura no fígado, redução do colesterol, triglicérides, além de proporcionar maior disposição já que durante o exercício o corpo libera endorfina, que é responsável por nos proporcionar a sensação de bem-estar”. Após esclarecerem as dúvidas, os colaboradores participaram de uma sessão de alongamento.

A gerente do SESMT, Simone Spinar, explica que o projeto DDS foi criado atendendo uma exigência da Organização Nacional de Acreditação (ONA). “Na primeira edição, discutimos sobre acidente com material biológico e foi bastante positivo. Agora decidimos dar continuidade discutindo sobre ergonomia. Vamos desenvolvendo temas relacionados à saúde e a segurança do trabalhador de acordo com a necessidade”.

A auxiliar administrativa do fluxo ambulatorial, Fernanda Santos aprovou a iniciativa. Ela conta que há pouco mais de um ano passou a frequentar a academia diariamente e neste período percebeu os benefícios para a sua saúde. “Quando eu não vou para a academia, eu fico de mau humor e o meu rendimento fica baixo. Eu gostei bastante dos exercícios que fizemos aqui, porque não fazemos isso na academia. Ficamos bastante relaxados”, afirmou.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700