Goiânia, 27 de abril de 2017    




Notícias

(07/04/2016) Palestra sobre hipertensão abre campanha “Abril da Prevenção”

Nutricionista Valéria de Souza Abreu esclareceu as dúvidas dos usuários que aguardavam por consulta no Ambulatório do HGG. Atividade aconteceu na tarde desta quarta-feira, 6 de abril

Uma pesquisa divulgada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) constatou que cerca de 25% da população brasileira adulta têm pressão alta. Os fatores de risco incluem o tabaco, consumo de álcool e a alimentação inadequada, como o alto consumo de sal, de carnes com gordura e de açúcar em excesso. Para tratar desse tema, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quarta-feira, 6 de abril, palestra com a gerente do Serviço de Nutrição da unidade, Valéria de Souza, que tirou as dúvidas do público sobre alimentação.

Com o tema “Substitutos do sal: evitando a hipertensão”, a profissional alertou os usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) sobre os riscos do excesso no consumo do produto. “A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Uma alimentação balanceada pode ajudar a prevenir este problema. É importante criar o hábito de ler os rótulos dos produtos. Salgadinhos, comidas prontas, carnes prensadas como carne seca e bacalhau possuem um alto teor de sódio que elevam a pressão. Opte pelos alimentos in natura, frutas e verduras e substitua o sal por ervas”.

Além disso, a nutricionista distribuiu uma receita de sal de ervas que é mais saudável que o sal comum. (Confira abaixo). Rosângela Ribeiro aguardava por uma consulta com a equipe de angiologia do HGG. Durante a palestra, ela participou bastante e fez questão de guardar a receita fornecida pela profissional. “Eu tenho pressão alta há mais de 20 anos e desde então eu cuido da alimentação e tomo remédio para controlar. Eu não sabia dessa receita e vou fazer quando chegar em casa”, afirmou.

Campanha

Em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e Dia Mundial da Voz, o Hospital Alberto Rassi – HGG está promovendo a campanha “Abril da Prevenção”. Na próxima quarta-feira, 13 de abril, a partir das 15h30, a fonoaudióloga Mariela Vidal ministrará a palestra “Dia Mundial da Voz – Como cuidar do desempenho vocal”. O cardiologista Antônio Malan finaliza a programação especial no dia 26 de abril, terça-feira, as 7h30, com o tema “Hipertensão - O que é, quais são os tratamentos”.

Receita de sal de ervas

20g de salsa desidratada
20g de manjericão desidratado
20g de orégano
20g de alecrim
1 colher de chá de sal marinho
OBS: 20g equivale a uma colher de sopa

Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e conserve em um vidro. Importante ficar em local fresco e arejado, longe de sol.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700