Goiânia, 23 de outubro de 2017    




Notícias

(15/04/2016) Fonoaudióloga do HGG alerta pacientes sobre os cuidados com a voz

Mariela Vidal ministrou palestra no Ambulatório do Hospital Alberto Rassi – HGG nesta quarta-feira, 13 de abril. Atividade aconteceu em comemoração ao Dia da Voz

O Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu na tarde desta quarta-feira, 13 de abril, mais uma palestra da campanha “Abril da Prevenção”. A fonoaudióloga da unidade, Mariela Vidal, abordou sobre a importância da saúde vocal, em comemoração ao Dia Mundial da Voz. A atividade aconteceu no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) para os usuários que aguardavam por consulta.

Entre as dicas para manter a saúde vocal em bom estado, Mariela alertou que a rouquidão que ultrapassa sete dias não é encarada com normalidade. “Se passou desse período, deve ter um problema que precisa ser analisado por um profissional. A rouquidão não é uma doença, é um sintoma de que tem alguma coisa está errada com as pregas vocais. Quando acontece, o otorrinolaringologista solicita os exames para descobrir o que está afetando e decide se é caso cirúrgico ou se será necessário tratamento com a fonoaudiologia”.

Ela explicou que algumas atitudes podem contribuir para manter a voz em bom estado. “Algumas condutas são essenciais como não fumar, não gritar e não cochichar, articular bem as palavras, evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica, não pigarrear excessivamente, ingerir muita água em temperatura fresca e ambiente, evitar bebidas alcoólicas e alimentos que causem azia e má digestão, evitar ambientes com poeira ou mofo, evitar gritar ou falar por muitas horas sem descanso”.

A dona de casa Rosineida Silva disse que sempre que fica nervosa ela gagueja. A fonoaudióloga explicou que isso acontece quando o pensamento está mais acelerado que a fala, e que é considerado normal. Ela agradeceu a atenção e elogiou a iniciativa de levar informações para os pacientes enquanto aguardam por consulta. “Eu gostei bastante, consegui tirar algumas dúvidas, foi bem legal”, disse.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700