Goiânia, 24 de junho de 2017    




Notícias

(18/04/2016) Humanização: Dose de letras completa seis meses no HGG

Projeto, que foi criado em outubro do ano passado, tem o intuito de minimizar e prevenir os sintomas e efeitos negativos da internação. Relatório do ultimo bimestre apontou que foram realizados 707 empréstimos de obras do acervo do hospital

Instituído com o objetivo de incentivar a leitura, minimizar e prevenir efeitos e sintomas negativos da hospitalização, o projeto Dose de Letras do Hospital Alberto Rassi – HGG está completando seis meses. Coordenado pelo Serviço de Terapia Ocupacional, o projeto funciona da seguinte forma: de segunda a sexta-feira um carrinho, que abriga a biblioteca itinerante, passa pelos corredores das enfermarias e do Centro de Terapia Intensiva oferecendo o empréstimo de livros para os pacientes internados e para os acompanhantes.

O relatório do último bimestre do serviço apontou que foram realizados 707 empréstimos entre fevereiro e março. De acordo com a terapeuta ocupacional Michele Vaz, o serviço proporciona muitos benefícios para o tratamento dos pacientes. “Nós percebemos que o projeto promove o estímulo à leitura, mantém o paciente mais ativo, trabalha com a imaginação, estimula o cérebro, motivação pessoal, melhora a autonomia, enfim, são inúmeros os ganhos que temos desde a implantação do Dose de Letras”.

Doações

Atualmente o acervo conta com mais de 700 obras, provindas de doação, de todos os gêneros literários dirigidos ao público infantil e adulto. Inicialmente o projeto recebeu 270 livros da Biblioteca Pio Vargas e atualmente recebe doações de várias pessoas e instituições. No último bimestre, foram 268 obras recebidas. A terapeuta Michele afirma que os próprios pacientes atestam os benefícios e depois voltam ao hospital para fazer a sua doação. “Quando os pacientes vão devolver o livro para o hospital, eles comentam sobre a obra e elogiam o projeto. Muitos voltam para fazer doações, porque percebem a importância da leitura no tratamento”.

Nesta quinta-feira, 14 de abril, o hospital recebeu uma nova remessa de 280 novas obras literárias, dessa vez do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Participaram da solenidade de entrega dos livros o presidente do IHGG, Geraldo Coelho Vaz e os membros: Elizabeth Abreu Caldeira Brito, Maria do Rosário Cassimiro, que também faz parte do conselho do Idtech, Ana Carolina de Abreu, que representou a mãe dela, Maria Narcisa de Abreu Cordeiro Pires e Hélio Moreira, que além de ser vice-presidente do IHGG, também é medico.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700