Goiânia, 22 de julho de 2017    




Notícias

(18/04/2016) Palestra e exercício vocal marcam Dia da Voz nos postos do Idtech

Atividade foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) na última sexta-feira, dia 15 de abril, em parceria com o Núcleo de Voz da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) participaram na última sexta-feira, dia 15 de abril, de uma série de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Voz. Iniciativa da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), o evento contou com o apoio do Núcleo de Voz da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e orientou os colaboradores de todos os postos de trabalho sobre a importância do aquecimento e desaquecimento vocal e a prevenção de doenças relacionadas às cordas vocais.

A coordenadora do Núcleo de Voz da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Tânia Ribas, conversou com os agentes de atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta e ensinou os exercícios vocais que devem ser feitos antes do início do atendimento. “Quem utiliza a voz como instrumento de trabalho deve ficar atento para alguns sinais que podem indicar problemas nas cordas vocais, como rouquidão persistente. É normal ficarmos roucos quando estamos gripados, fora isso não é normal e é importante procurar um especialista para averiguar o que está acontecendo”, disse.

Gehielle Prado, que é colaboradora do Teleconsulta, participou da palestra e aprovou a iniciativa. Ela conta que é graduanda do curso de artes cênicas, e que aprendeu cedo a importância do aquecimento vocal. “Nas aulas de música a professora nos passa todos os dias esses exercícios para aquecimento da voz, e também essa questão da maçã. Para trabalhar aqui nem sempre costumo fazer o aquecimento, mas vou ficar mais atenta para isso”, comentou a agente de atendimento.

A agente de processamento da Central de Processamento de Dados – CPD, Edineia Barbosa, conta que muitas dicas fornecidas pelas fonoaudiólogas da PUC não eram do seu conhecimento. Ela comenta que a partir de agora ficará mais atenta para a voz e os sinais que ela dá quando não está tudo bem. “A gente sempre se preocupa com a saúde do nosso corpo, praticamos exercícios, nos alimentos de forma saudável, mas nunca tinha parado para pensar nas minhas cordas vocais. Essa atividade me despertou para o assunto. ”

Além das palestras e exercícios vocais, todos os colaboradores receberam uma maçã e folders informativos. A fruta é considerada uma espécie de escova de dente natural, pois ajuda na limpeza bucal e sua ação adstringente favorece a sensação de frescor. Outro fator importante é que a mastigação da fruta estimula a produção de saliva, o que mantêm hidratada a região da garganta, evitando a sensação de boca seca que tanto atrapalha ao falar.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700