Goiânia, 21 de agosto de 2017    




Notícias

(27/04/2016) Treinamento no HGG capacita profissionais para controle de Sepse

Capacitação alertou para a importância da rapidez na identificação e tratamento da doença. Os colaboradores também discutiram o protocolo de atendimento do hospital e a necessidade de integração das equipes

Colaboradores do Hospital Alberto Rassi - HGG participaram no dia 19 de abril de um treinamento de sepse, doença caracterizada por um conjunto de manifestações graves no organismo produzidas por uma infecção. Participaram do treinamento 48 colaboradores, dentre médicos e profissionais de outras áreas.

O médico e coordenador do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HGG, Durval Ferreira Fonseca Pedroso explicou aos participantes do curso o protocolo de atendimento da sepse da unidade, além de esclarecer dúvidas dos profissionais. A capacitação alertou sobre aspectos importantes da sepse e a importância do protocolo de atendimento dos casos dentro do hospital.

A partir da identificação do quadro clínico de sepse o profissional de saúde pode tomar as medidas necessárias para evitar o agravamento da situação. O atendimento leva em consideração o tratamento rápido da sepse grave e do choque séptico, pois se não tratada com agilidade a doença evolui com rapidez e o paciente pode ir para o CTI.

De acordo com a enfermeira da Educação Continuada, Fabrícia Cândida desde 2013 o hospital segue o protocolo do Instituto Latino Americano da Sepse e faz constantemente atualizações conforme as necessidades do HGG. O protocolo prevê a solicitação imediata de exames para identificação da sepse e antibióticos específicos para tratamento. Além disso, ressalta o trabalho integrado das equipes de diversas áreas no atendimento de sepse e o monitoramento e avaliação dos setores envolvidos.

De acordo com o Instituto Latino Americano da Sepse, a doença gera custos altos aos cofres públicos e privados e é a causa de morte de milhões de pessoas todos os anos. Por isso, as constantes atualizações e cursos sobre os temas são fundamentais para que os profissionais tenham conhecimento e agilidade no atendimento. O próximo curso no Hospital Alberto Rassi - HGG está previsto para junho.

Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700