Goiânia, 13 de dezembro de 2017    




Notícias

(28/04/2016) Saúde do homem: profissionais e pacientes dialogam sobre doenças e sexualidade

Segunda edição do Prosa aconteceu nesta quarta-feira, 27 de abril e abordou a importância do conhecimento e do autocuidado com diabetes e hipertensão, bem como a prevenção de complicações, como a disfunção sexual. Participantes avaliaram positivamente a experiência

Na tarde da última quarta-feira, 27 de abril, pacientes e profissionais do Núcleo Interdisciplinar de Orientação em Sexualidade (Nois) do Hospital Alberto Rassi - HGG se reuniram para mais uma edição do Programa de Orientação em Saúde (Prosa). Dessa vez, o assunto tema foi Diabetes mellitus e hipertensão, com enfoque na saúde do homem, em especial a sexualidade. Os participantes dialogaram sobre mudança de hábitos que contribuem para uma saúde melhor e mais qualidade de vida, mesmo com a doença.

A psicóloga do Nois, Denise Ribeiro de Deus explicou que a ideia do Prosa com os homens que têm diabetes ou que são pré-diabéticos surgiu a partir das observações e experiências do atendimento no HGG. Segundo a psicóloga, "muitos pacientes só começam a tratar o diabetes ou se atentam para a doença porque vêm motivados pela sexualidade".

Assim, o objetivo do grupo é permitir aos pacientes o conhecimento do autocuidado em diabetes e hipertensão, enfatizando a necessidade de adesão ao tratamento como forma de prevenção de complicações, dentre elas a disfunção sexual. "Conhecimento todos nós temos, mas o aprofundamento é o que vai levar ao autoconhecimento e à mudança", completou Denise.

As profissionais de saúde ressaltaram durante o encontro a importância de uma alimentação equilibrada e saudável, bem como de atividades físicas regulares. Além disso, os participantes trocaram ideias de alternativas para manter uma dieta saudável sem gastar muito, como ir à feira na hora da xepa, plantar uma horta em casa e contar com os amigos para comprar alimentos juntos e economizarem nas despesas.

No final do encontro, os participantes avaliaram positivamente a formação do grupo para as profissionais de saúde. Os homens se mostraram dispostos a mudarem os hábitos alimentares e estilo de vida, se esforçando e persistindo para obter uma vida saudável e com mais qualidade.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700