Goiânia, 25 de abril de 2017    




Notícias

(29/04/2016) Profissionais do HGG participam de treinamento sobre transporte de pacientes

Durante a manhã de sexta-feira, 29 de abril, profissionais aprenderam como agir em situações de transporte e mudança de decúbitos (posições) de pacientes acamados. O curso também será realizado com colaboradores dos turnos vespertino e noturno

Com o objetivo de promover maior segurança no transporte de pacientes acamados e capacitar os profissionais de saúde do Hospital Alberto Rassi - HGG, a Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e o Núcleo de Educação Continuada do hospital promoveram na sexta-feira, 29 de abril, o treinamento do protocolo de transporte do paciente. O evento ocorreu pela manhã no auditório do HGG e reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de pacientes e motoristas.

Durante o treinamento, a terapeuta ocupacional Michele Vaz Rocha simulou, com ajuda de uma enfermeira, situações comuns que exigem dos profissionais de saúde posicionamento adequado no transporte de pacientes acamados. Além disso, foram dadas orientações sobre mudança de decúbitos (posições) e transferências seguras do paciente. Michele explicou que a conduta inadequada pode prejudicar o paciente com "riscos de queda, úlceras de pressões, luxações no ombro, coluna e quadril". Segundo a terapeuta, "a transferência ideal é a que proporciona ao paciente conforto, comodidade, sobretudo, segurança".

A enfermeira do Centro de Terapia Intensiva (CTI) do HGG, Larissa Cintra de Paula avaliou o curso como essencial para os profissionais. Segundo ela o treinamento "é muito bom porque a gente vê na prática as posições corretas do corpo do paciente e o transporte adequado". O treinamento também será realizado nos turnos vespertino e noturno para os profissionais que trabalham nesses períodos. Posteriormente, o HGG também vai orientar os cuidadores dos pacientes sobre o a mudança de decúbitos e o protocolo de transporte adequado.

Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700