Goiânia, 21 de outubro de 2017    




Notícias

(13/05/2016) Crítico de arte paulista elogia projeto Arte no HGG

Enock Sacramento esteve no Hospital Alberto Rassi – HGG nesta terça-feira, dia 11 de maio. O renomado artista Waldomiro de Deus também visitou pela primeira vez

O Hospital Alberto Rassi recebeu a visita de cinco grandes artistas plásticos na última terça-feira, dia 11 de maio, com o objetivo de apresentar ao crítico de arte Enock Sacramento, de São Paulo, o projeto Arte no HGG. A iniciativa, que democratizou o acesso às artes plásticas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade, recebeu elogios da classe artística e conta com mais um apoiador, o renomado pintor primitivista brasileiro Waldomiro de Deus.

Acompanhado com sua esposa também artista plástica, Lourdes de Deus, Waldomiro e Enock Sacramento foram recebidos pela curadora voluntária do projeto Arte no HGG, Helena Vasconcelos, o artista da atual exposição do hospital, Omar Souto, o diretor geral do Hospital, José Cláudio Romero, e o coordenador administrativo do Idtech, Lúcio Dias Nascimento. O grupo percorreu pelos corredores e Ambulatório, onde estão localizadas 115 obras de Omar, considerada por ele próprio a maior mostra da sua carreira.

Enock Sacramento, que também é curador de grandes exposições em São Paulo, considerou o espaço para artes no HGG fantástico. “Não é simplesmente a exibição de quadros, é o exercício do papel que a arte desempenha na sociedade, junto às pessoas. Trazer a arte para um hospital, uma sala de espera ou para os corredores é uma experiência muito importante que deve continuar cada vez mais”, considerou.

Na visita, os artistas encontraram também outro renomado colega, Alexandre Liah, diretor da Escola de Artes Visuais (EAV) e responsável pelas oficinas de arte realizadas quinzenalmente no HGG. O grupo pode apreciar os diversos quadros pintados pelos pacientes e ouviu de Liah histórias sobre como a arte ajudou na recuperação de alguns deles.

“A arte no hospital é sinal de nobreza, educação e carinho. A arte alegra os olhos dos pacientes, das pessoas que visitam e isso nos mostra que a direção do HGG está preocupada em levar a cultura para a população”, relatou Waldomiro de Deus. Para o pintor, é importante que os pacientes saibam que sempre “há arte no fim do túnel”. “Aqui é uma pinacoteca, você se sente dentro de um museu. Estive recentemente na Eslovênia e lá eles converteram os lugares dominados por Hitler em espaço cultural porque a arte é um ponto de partida para o futuro.”

Sobre Enock

Enock Sacramento é crítico de arte, membro da Associação Paulista de Críticos de Artes, Associação Brasileira de Críticos de Arte e da Association Internationale des Critiques d’Art, ONG reconhecida pela Unesco e com sede em Paris. Foi eleito pela Associação Brasileira de Críticos de Arte como o crítico do ano (prêmio Gonzaga Duque), tendo recebido o diploma e troféu em maio de 2004.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700