Goiânia, 24 de junho de 2017    




Notícias

(13/05/2016) Usuários e profissionais do HGG recebem orientações sobre lavagem das mãos

Usuários do Ambulatório fizeram o teste de higienização da mãos na caixa com luz negra que detecta bactérias não vistas a olho nu. Profissionais da unidade responderam cruzadinha com o tema

A servidora pública Maria Helena Jesus de Assis trabalha no órgão da prefeitura que libera corpos para as funerárias. Apesar de ter a disposição o álcool em gel no local de trabalho, Maria Helena afirmou que nunca tinha parado para pensar na importância da higienização correta das mãos. “Eu estou levando os panfletos para os meus colegas. Com esse surto da gripe H1N1 é preciso ter cuidado. Quero que todo mundo lave as mãos de forma correta, porque é uma proteção pra mim e para os outros”, afirmou.

Nesta quarta-feira, 11 de maio, Maria assistiu no Hospital Alberto Rassi – HGG a palestra da médica infectologista Andrea Spadeto que explicou a importância deste hábito de higiene. Em comemoração ao Dia Mundial de Higienização das mãos, a especialista coordenou uma dinâmica no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) da unidade, desafiando as pessoas a colocarem a mão na caixa com luz negra, que detecta bactérias que não podem ser vistas a olho nu. Enquanto aguardava por uma consulta com o cirurgião plástico, Maria participou e ficou impressionada com o que viu.

Muitas pessoas ficam em dúvida qual a forma correta de higienizar. De acordo com a infectologista, o álcool em gel e a água com sabão são muito importantes. “É preciso lavar a mão esfregando as regiões entre os dedos e o dorso da mão. Quando a gente chega em casa, antes ou depois de ir ao banheiro, na preparação da comida, quando a mão está suja, o ideal é lavar com água e sabão. Fora isso, a gente pode usar o álcool em gel, que a eficácia é a mesma. Mas é preciso esfregar em todos os locais das mãos”, alertou.

Cruzadinha

Para estimular e incentivar os profissionais do HGG sobre a importância do assunto, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em parceria com o Núcleo de Educação Continuada distribuíram nesta quinta-feira, 12 de maio, uma cruzadinha para os colaboradores. A ideia é que eles tentem completar as frases relacionadas à higienização das mãos. Quem acertar a cruzadinha e for sorteado, vai ganhar um jantar em uma churrascaria de Goiânia. A técnica de enfermagem Diná Gomes já respondeu e agora aguarda o resultado. “Tenho o hábito de higienização das mãos porque é uma proteção para nós profissionais e também para os pacientes”, afirmou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700