Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(13/05/2016) Semana de Enfermagem do HGG resgata história da profissão em Goiás

Abertura acontece nesta terça-feira, 17 de maio, a partir das 18h30, no Auditório. Durante quatro dias, ocorrerão palestras, premiação para profissionais destaques, exposição de fotografias e desfile vestimentas antigas

A profissão de enfermagem surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. Com o intuito de resgatar essa história e homenagear aos enfermeiros que deixaram o seu legado e principalmente aos que exercem a profissão no Estado, o Hospital Alberto Rassi – HGG promove, entre os dias 17 e 20 de maio, a XVII Semana de Enfermagem da unidade. Com o tema “Enfermagem: Uma história de defesa da vida, da saúde, e da qualidade do cuidado”, a abertura acontece nesta terça-feira, 17, a partir das 18h30, no Auditório.

Com o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), o hospital promoverá na abertura um desfile com vestimentas de roupas do século passado, e uma exposição com a história da profissão. De acordo com a enfermeira da Educação Continuada e uma das organizadoras do evento, Fabrícia Cândida, a Semana no HGG segue a linha nacional que é resgatar a história da enfermagem, principalmente no âmbito estadual. “A ideia é mostrar a evolução das roupas e das práticas que se aperfeiçoaram com o tempo. A equipe de enfermagem atual poderá conhecer o que era feito há mais de cem anos, através da exposição fotográfica e do desfile”.

Além disso, os profissionais que se destacaram também serão homenageados. A programação conta com palestras que abordarão temas como higienização bucal em paciente em ventilação mecânica e espontânea, cuidados paliativos, práticas seguras de higienização, entre outros. Uma das maiores pesquisadoras da história da enfermagem em Goiás com atuação na PUC-GO, a primeira enfermeira a obter o título de doutora, Celma Martins Guimarães, que também será homenageada no evento, elogiou a iniciativa do hospital. “Isso que vocês estão fazendo é fantástico. É preciso que divulgar a nossa história, é preciso que os outros conheçam as nossas conquistas”, afirmou.

Confira a programação em anexo.


Fonte: IDTECH








ARQUIVOS ASSOCIADOS:






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700