Goiânia, 25 de junho de 2017    




Notícias

(19/05/2016) Antiguidades rurais encantam idosos na 71ª Agropecuária de Goiás

Grupo formado por cinquenta moradores do Residencial Jardim do Cerrado visitou o Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia nesta quarta-feira, dia 18 de maio. Idosos gostaram de peças antigas e de origem rural expostas no museu

Cinquenta idosos moradores do Residencial Jardim do Cerrado visitaram na manhã desta quarta-feira, dia 18 de maio, a 71° edição da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás. A atividade foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) em parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), que deu às boas-vindas aos visitantes com café da manhã e música sertaneja.

Este é o segundo ano que os idosos visitam a festa agropecuária, que coloca à exposição animais, artigos de artesanato, antiguidades e comércio de doces e bebidas típicas da região, como a rapadura e o licor de jenipapo. O grupo participa semanalmente de um projeto desenvolvido pelo Idtech, que leva ações de entretenimento e lazer para os moradores do empreendimento imobiliário, como bingo, sessões de filmes, jogos e palestras.

Aos 72 anos de idade, Expedito do Carmo se encantou com o engenho exposto no Museu Agropecuário de Goiás. A moenda de cana-de-açúcar que foi bastante utilizada no Brasil a partir do século 17, ainda é preservada em muitas fazendas no interior do Estado. “Eu vivi muitos anos na roça, eu trabalhava como caseiro em umas terras lá em Jandaia, e mexia muito com os gados. Eu vim nesse passeio no ano passado, e se Deus quiser ano que vem estarei aqui de novo”, disse saudoso.

Para as senhoras, o espetáculo ficou por conta da máquina manual de tear também em exposição no museu. Maria Guilherme Furtado, de 82 anos, conta que se sentiu feliz ao se deparar com uma peça rara daquelas. “São coisas bonitas do tempo da gente, temos que dar valor nessas lembranças. ” Para Sebastiana Alves da Silva, de 63 anos, o tear também marcou a atividade. “Quando eu era moça e morava com a minha mãe na fazenda tecia muito com essa máquina. Foi bom reviver esse pedaço tão marcante da minha vida”, comentou.

Para a gerente de Serviço Social do Idtech, Sandra Costa, o objetivo da atividade foi cumprido. Ela pontua que o grupo compartilhou de momentos de recordação, interatividade e lazer, além de desfrutarem de um dia bem diferente do que estão acostumados. “Foi uma oportunidade única para eles. Acredito que alcançamos os nossos objetivos, tivemos uma manhã bastante divertida e agradável com a companhia dos idosos”, avaliou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700