Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(06/06/2016) Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do HGG se torna membro da CONEP

Adriane Espíndola participou de sua primeira reunião como membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), entre os dias 30 de maio à 1 de junho

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). Ela tem como principal atribuição análise dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. É uma Comissão independente de influências corporativas e institucionais tendo como característica a composição multi e transdisciplinar, contando com representantes dos usuários. A vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Alberto Rassi - HGG, Adriane Espíndola passou a fazer parte desse grupo que analisa esse tipo de pesquisa.

Adriane participou de sua primeira reunião na CONEP entre os dias 30 de maio e 1 de junho, na função de membro ad hoc, que é o profissional que avalia os projetos e emite sua opinião sem, contudo, ter poder de voto. Os projetos são muito complexos e essas avaliações precisam ser criteriosas. "Fui convidada pela CONEP e fiquei muito feliz. Análises éticas são, em sua maioria, permeadas por assuntos polêmicos, razão pela qual as discussões são riquíssimas, proporcionando um grande crescimento pessoal e profissional. Trabalhar ao lado de profissionais de renome nacional e internacional é sem dúvida um presente. As reuniões acontecem mensalmente para avaliações de protocolos de pesquisa, e espero poder contribuir positivamente".

Fórum Goiano

Adriane Espíndola também foi eleita coordenadora executiva do Fórum Goiano de Comitês de Ética em Pesquisa - FOCEG. A eleição aconteceu no dia 28 de abril e foi realizada no Auditório do Hospital Alberto Rassi - HGG. Adriane explica que a criação do Fórum aconteceu no ano passado informalmente, porém com o passar do tempo, os CEPs perceberam que seria importante a formalização do órgão. "Elaboramos o regimento inteiro e agora elegemos a coordenação e diretoria. Vamos trabalhar para fortalecer os CEPs de Goiás, investindo em divulgação e capacitação, oferecendo informações aos usuários em relação às pesquisas, criando espaço para discussões éticas, entre outros", afirmou Adriane.

Confira a composição da Coordenação Executiva do FOCEG:

- Coordenadora Executiva - Adriane Espíndola Mota Campos Azeredo (CEP do Hospital Alberto Rassi – HGG);

- Suplente da Coordenadora Executiva: João Batista de Souza (CEP da Universidade Federal de Goiás – UFG);

- Secretária Executiva: Lara Bueno Coelho (CEP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – IFGoiano);

- Suplente da Secretária Executiva: Katiane Martins Mendonça (CEP do Instituto Federal de Goiás – IFG).


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700