Goiânia, 21 de novembro de 2017    




Notícias

(06/06/2016) Convidados do Plateia Social elogiam Festival Sesi Bonecos do Mundo

Iniciativa de inclusão cultural do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) foi realizada em parceria com a Cia de Sucessos e contou com a participação de cerca de cem pessoas

Entre os dias 1º e 03 de junho, Goiânia foi palco para o Festival Sesi Bonecos do Mundo. O evento reuniu os espetáculos “Animação Suspensa”, “Pequenos Contos” e “Peh Quo Deux” e arrebanhou centenas de pessoas para a plateia do Teatro Sesi e também na Praça Cívica. Como uma iniciativa que tem como objetivo promover a inclusão cultural, o projeto Plateia Social não poderia ficar de fora. Durante os três dias do festival, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) levou cerca de 100 convidados, entre alunos de escolas públicas e pessoas atendidas por associações e entidades filantrópicas da capital.

A abertura do evento aconteceu no dia 1º de junho, e ficou por conta da companhia americana The Hubber Marionettes, com o espetáculo “Animação Suspensa”. No segundo dia, foi a vez dos peruanos Hugo e Ines levarem ao palco do teatro a peça “Pequenos Contos”. A última apresentação foi da carioca Pequod, que encenou “Pe Quo Deux”. Este último, destinado para o público de jovens e adultos. O festival também trouxe uma exposição em homenagem ao Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, que foi elevado a Patrimônio Cultural do Brasil, no ano passado, e serviu de cenário para diversas fotos entre os convidados.

Francisco de Oliveira Júnior é o tradutor/intérprete da Associação dos Surdos de Goiânia, e acompanhou os participantes da entidade ao espetáculo. De acordo com ele, o festival de teatro de bonecos e o projeto Plateia Social proporcionaram juntos momentos de diversidade e inclusão. “Ficamos muito felizes com o convite, foi uma experiência bastante interessante e todos nós gostamos de participar”, avaliou.

Izabel Cristina Soares Leal, que é diretora da Escola Municipal Professora Maria Nosidia Palmeiras das Neves, localizada no Residencial Barravento, aprovou a iniciativa. Ela comenta que o festival foi uma oportunidade única dos alunos entrarem em contato com outras culturas. “Os bonecos não fazem parte do nosso dia-a-dia, dos nossos momentos de lazer, mas está muito presente em diversos países. Foi uma experiência ímpar de lazer”, disse.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700