Goiânia, 23 de junho de 2017    




Notícias

(08/06/2016) Oficina promove sustentabilidade e criatividade no Lago das Rosas

Minicurso de confecção de bolsas ecológicas feitas com material reaproveitado de lonas de vinil de banners e faixas aconteceu nesta terça-feira, dia 07 de junho, e contou com a participação de alunos de escolas públicas e da comunidade

Como reaproveitar lonas de vinil de banners e faixas para fazer bolsas ecológicas? Essa foi a experiência que o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e o movimento Nós Podemos Goiás levaram para a comunidade nesta terça-feira, dia 07 de junho. A atividade, que aconteceu no Lago das Rosas, no Setor Oeste, contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Tomas Balduíno, localizada no Jardim do Cerrado, e também de outras pessoas que ficaram sabendo sobre a oficina por meio dos jornais.

Organização social gestora do Hospital Alberto Rassi – HGG e outros projetos, o Idtech armazenou dezenas de lonas utilizadas nos eventos de promoção à saúde para promover a oficina. Além disso, o durante o minicurso, os participantes tiveram acesso também a todo o material necessário gratuitamente, como tesouras, linhas e agulhas. De acordo com Sandra Costa, gerente de Serviço Social do Instituto, a ação conseguiu atingir as expectativas. “Reaproveitamos o material, que se descartado indevidamente é nocivo ao meio ambiente, e também estimulamos a comunidade a procurar meios que possam gerar uma renda extra. ”

A aposentada Neuza Maria Borges Moreira soube da oficina através dos jornais. A idosa conta que sempre busca por atividades de lazer para ocupar o seu tempo, e proporcionar também o convívio com outras pessoas. “Eu adoro conhecer gente e atividades novas. Apesar de ser aposentada, eu revendo bijuterias e cosméticos também. Sempre que vejo palestras, oficinas, cursos, atividades físicas, apresentações culturais, bailes, festas, eu vou atrás, não gosto de ficar parada”, conta. Sobre a oficina, Neuza aprovou a iniciativa. “É importante! Ensina a gente a fazer coisas novas, e ajuda o meio ambiente”, completou.

Filha de artesão, Maria de Lourdes Araújo, instrutora da oficina, realiza trabalhos manuais desde a infância. Ela ilustra que aprendeu ainda cedo a reutilizar os materiais para a confecção de diversas obras. “A natureza chora com tanta falta de cuidado. Precisamos reciclar e reutilizar o máximo de coisas que podemos. O pessoal gostou bastante da nossa oficina, acredito que vão levar a ideia adiante”, comentou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700