Infectologistas do HGG reforçam importância do Ciclo de Bundles



Treinamento aconteceu nos dias 15 e 16 de junho para enfermeiros e fisioterapeutas do Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade. Foco da ação foi a prevenção de infecção relacionada à ventilação mecânica

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), em parceria com o Núcleo de Educação Continuada do Hospital Alberto Rassi – HGG promoveram nos dias 15 e 16 de junho mais uma etapa do treinamento do Ciclo de Bundles. De forma itinerante, a equipe da SCIH visitou os postos de trabalho do Centro de Terapia Intensiva (CTI) com o objetivo de orientar as equipes assistenciais sobre a prevenção de infecção relacionada à ventilação mecânica.

A infectologista do HGG, Andrea Spadeto, afirmou que o treinamento está abordando as principais infeções em pacientes de CTI e na verdade é uma revisão. “Este tipo de infecção é comum para pacientes que ficam entubados no CTI. O ciclo de bundles são medidas simples como olhar uma cabeceira elevada, não deixar o paciente com secreção, entre outros. Seguindo estas orientações, conseguimos diminuir em até 50% as pneumonias associadas a ventilação mecânica”.

A técnica de enfermagem Maria Aparecida Santos participou do treinamento na tarde de quarta-feira, 15 de junho. Ela aprovou a iniciativa. “É sempre bom relembrar, porque as vezes a gente age no automático e faz alguma coisa errada sem perceber. Seguindo as orientações, podemos diminuir bastante a estadia do paciente aqui no CTI, acelerando a alta e aumentando o fluxo de pacientes”.

A próxima etapa do treinamento está prevista para ocorrer entre os dias 23 e 25 de agosto.



Quer receber notícias e novidades do Idtech diretamente no seu e-mail?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

© IDTECH - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS