Goiânia, 23 de julho de 2017    




Notícias

(07/07/2016) NR 32: Blitz no HGG conscientiza colaboradores

Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7 de julho, por toda a unidade. Objetivo foi alertar os colaboradores sobre a importância do cumprimento da norma que estabelece medidas que protegem a segurança dos profissionais de saúde

A Norma Regulamentadora 32, mais conhecida como NR-32 é uma legislação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que estabelece medidas para proteger a segurança dos profissionais de saúde. Com o objetivo de conscientizar os colaboradores do Hospital Alberto Rassi – HGG sobre a importância do cumprimento desta norma, a Comissão de NR-32 em parceria com a Seção de Educação Continuada e o Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveram uma blitz na unidade nesta quinta-feira, 7 de julho.

Os colaboradores receberam panfletos informativos e orientações sobre a Circular Interna nº 0133, da Coordenação Executiva do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), organização social gestora da unidade, que alerta que caso detectada qualquer irregularidade nas fiscalizações do MTE, a autuação será estendida para os colaboradores, independente do vínculo, incluindo prestadores de serviços, estagiários, internos, residentes, graduandos e pós-graduandos, que vierem a descumprir as normas legais.

A blitz percorreu vários setores do hospital incluindo Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Central de Material e Esterilização (CME) e laboratórios e vai continuar acontecendo regularmente. De acordo com a coordenadora da Comissão de NR-32, Wagna Teixeira, a norma auxilia na segurança dos profissionais, previne a infecção hospitalar e diminui os riscos para os pacientes. “As principais orientações são a não utilização de adornos, uso de sapato que proteja o pé adequadamente, descarte de lixo de forma correta, não utilizar jalecos fora do hospital. Enfim, são pontos básicos que dependem exclusivamente do próprio profissional, e que auxiliam na sua segurança”.

A enfermeira supervisora da Clínica Médica, Michele Belmira, aprovou a iniciativa e acredita que a NR-32 é uma aliada à segurança do trabalhador. “As ações de conscientização dentro do hospital são válidas para lembrar o profissional da sua responsabilidade. São atitudes simples que garantem nossa segurança e evita levar contaminação pra casa”.

Principais normas da NR-32
- Não utilizar adornos (brincos, anéis, alianças, piercings, relógios, correntes, colares);
- Não consumir alimentos nos postos de trabalho (somente em refeitórios e copas destinadas para este fim);
- Nunca usar o jaleco fora do ambiente hospitalar;
- Cabelos devem sempre estar presos ou com toca e barbas aparadas;
- Não utilizar pias para fins diferentes do que o previsto;
- Sempre lavar as mãos;
- Usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700