Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




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(14/07/2016) Nutricionista do HGG dá dicas de alimentação saudável durante as férias

Valéria de Souza ministrou palestra no HGG nesta quarta-feira, 13 de julho, no Ambulatório de Medicina Avançada do Hospital Alberto Rassi. Especialista alertou que o excesso de doces e sal trazem malefícios para o organismo

Nesta quarta-feira, 13 de julho, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu mais uma ação da campanha “Julho da Prevenção – Não tire férias da saúde”. Com o objetivo de orientar o público da unidade sobre a importância de manter uma alimentação saudável durante o período de férias, a gerente do Serviço de Nutrição do hospital, Valéria de Souza, esclareceu as dúvidas dos pacientes que aguardavam por consulta no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA).

Valéria explicou que neste período as famílias se dedicam ao lazer, e aos momentos de descontração, e é comum não se preocuparem tanto com a alimentação. Apesar disso, a profissional afirmou que é possível curtir as férias sem se descuidar da saúde. “É importante que as pessoas, principalmente os pais, optem por alimentos mais saudáveis e evitem o excesso de comidas doces, salgadas e gordurosas. A alimentação errada desencadeia várias doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto”.

Assunto na 51ª edição do jornal A Voz do HGG, os alimentos funcionais também foram destacados pela nutricionista. O público do Ambulatório recebeu os exemplares do informativo que explica detalhadamente sobre essa modalidade de alimento. “Os funcionais são àqueles que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas como câncer e diabetes e devem ser consumidos regularmente”.

A conselheira de saúde Evita Duncan relatou que o marido tem vários problemas de saúde incluindo diabetes e problemas renais. Para ele não ir para a hemodiálise, foi orientada pelos médicos a fazer a comida dele sem sal. “Neste caso, a senhora precisa investir nas ervas porque elas melhoram o sabor do alimento. Tempere com orégano, alecrim, manjericão que o seu marido não vai sentir tanta diferença. Outra dica também é colocar algumas gotas de limão na carne, fica deliciosa e o limão faz bem para a saúde”, orientou a nutricionista.

Evita agradeceu as orientações e elogiou a iniciativa. “Como conselheira municipal de saúde de Goiânia eu só tenho elogios para fazer ao HGG. Hoje eu fui premiada, estava no momento certo e hora certa. As orientações da nutricionista vão me ajudar muito, porque meu marido está reclamando da comida sem sal. Além disso, hoje fui abordada por uma colaboradora para responder uma pesquisa de opinião aqui no hospital, e fiz questão de elogiar todos vocês”, declarou.

Confira as receitas indicadas pela nutricionista Valéria de Souza:

Receita de sobremesa de banana
Margarina
Bananas
Açúcar ou adoçante
Modo de preparo
- Passe margarina em uma forma, coloque as bananas, salpique um pouquinho de açúcar (ou adoçante para os diabéticos), e coloque no forno para assar por 20 minutos. A receita pode ser feita também com pera e maçã.

Receita de picolé de frutas
Polpa de frutas ou frutas naturais (maracujá, acerola, morango)
Água
Açúcar ou adoçante
Modo de preparo
- Bata o suco de frutas no liquidificador e coloque em uma forma para picolé. Após algumas horas no congelador o picolé está pronto para ser consumido. Distribua para as crianças.

Receita de sal de ervas
20g de salsa desidratada
20g de manjericão desidratado
20g de orégano
20g de alecrim
1 colher de chá de sal marinho
OBS: 20g equivale a uma colher de sopa
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e conserve em um vidro. Importante ficar em local fresco e arejado, longe de sol.


Fonte: IDTECH






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