Goiânia, 21 de novembro de 2017    




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(09/08/2016) Ciams Novo Horizonte completa dois anos de acolhimento humanizado

Recepção da unidade básica de saúde está sob gestão do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) desde o ano de 2014, recebendo quase 100% de aprovação dos usuários do Sistema Único de Saúde do município

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) completa neste mês dois anos de gestão do acolhimento do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Setor Novo Horizonte. Por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Goiânia, a Organização Social realizou em 2014 uma ampla reforma na unidade de saúde, além de ficar responsável pela recepção dos usuários.

Com know how em atendimento humanizado, a equipe do Idtech está presente na recepção central, na emissão de vale-exames (chamados popularmente de chequinhos) e de agentes do tipo “Conte Comigo” que são destinados para dar informações aos usuários e encaminhá-los para o serviço que procuram. Ao todo, 21 colaboradores da Organização Social atuam na unidade básica de saúde.

Diariamente, os usuários do Ciams Novo Horizonte respondem a uma pesquisa de satisfação. O questionário avalia itens como a cordialidade e educação dos atendentes, conforto da recepção, sistema de senhas e outros. No último semestre, a pesquisa apontou que 95% dos pacientes da unidade de saúde avaliariam o acolhimento como ótimo ou bom. A minoria dos entrevistados avalia como regular ou ruim o atendimento inicial do Ciams.

De acordo com a Supervisora Operacional do acolhimento do Ciams, Cristina Manicardi, o atendimento aos usuários se inicia pontualmente às 7 horas da manhã todos os dias, e antes mesmo da triagem médica começar os agentes já analisam os pacientes que são preferenciais e distribuem as senhas para que ninguém fique aguardando do lado de fora do Ciams ou façam filas. “A instituição trabalha em prol do bem-estar e do bom acolhimento do paciente. O usuário já chega preocupado em ser atendido, por isso é importante atender cordialmente e oferecer o nosso melhor”, explica.

A assessora de planejamento do Idtech, Tatiane Lemes, atribui a avaliação positiva ao trabalho constante desenvolvido na unidade para recepcionar bem o paciente. Ela explica que os colaboradores sempre recebem o feedback e são orientados em casos que necessitam melhorias, além de passarem por treinamentos de atendimento humanizado. “Esse resultado é devido às ações contínuas que o Idtech desenvolve para oferecer o que há de melhor aos usuários do Sistema Único de Saúde”, completa.


Fonte: IDTECH






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