Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(18/08/2016) Varizes: médicos do HGG tiram dúvidas dos pacientes do Ambulatório

Palestra no Hospital Alberto Rassi aconteceu nesta quinta-feira, 18 de agosto. Pacientes tiraram dúvidas sobre a doença e elogiaram a iniciativa

O Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu nesta quarta-feira, 17 de agosto, mais uma ação da campanha “Agosto da Prevenção”, que tem o objetivo de levar informações sobre saúde para os pacientes do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA). Em comemoração ao Dia do Cirurgião Vascular, o tema abordado nesta semana foi varizes. Os médicos residentes na especialidade, Thiago Raphael Sousa Alencar e Gustavo Barra Carvalho explicaram sobre a doença e tiraram as dúvidas dos pacientes que aguardavam por consulta na unidade.

Thiago explicou que as varizes acometem cerca de 60% da população de forma geral, sendo mais comum nas mulheres. “Varizes são veias dilatadas, tortuosas e alongadas que aparecem normalmente nos membros inferiores, porém podem aparecer em outras regiões do corpo como útero e ovário. Elas são classificadas de acordo com o diâmetro da veia. Para cada tipo existe um tratamento especifico e vai depender da avaliação clínica do paciente”, alertou.

Gustavo completou que o inchaço da perna, conhecido como edema, e as dores são os principais sinais clínicos da doença. “Podem ocorrer câimbras, porém em menor frequência”. Ele explicou que a causa mais comum das varizes é a influência genética, porque existe forte predisposição familiar. “Mas existem outros fatores que devem ser considerados como os profissionais que ficam muito tempo na mesma posição, ou em pé, ou sentados, podem desenvolver a doença”.

A dona de casa Janice Freire perguntou se o uso de saltos altos poderia agravar a doença. “Para pacientes que têm varizes, é aconselhável o meio termo. Não utilizar rasteirinhas, e também não utilizar saltos muito altos. O ideal é utilizar saltos médios porque mantém a contração da panturrilha e fortalece a musculatura”, esclareceu Thiago. Ela elogiou a iniciativa de divulgar informações sobre saúde para o público que está aguardando atendimento. “Eu achei interessante, porque enquanto esperamos, temos a oportunidade de tirar as dúvidas com médicos. Muito bom”.

Campanha

A próxima palestra da campanha “Agosto a Prevenção” acontece no dia 24 de agosto. A psicóloga Magda El Zein Falluh abordará sobre saúde mental. Fechando a programação, no dia 31 de agosto o médico residente em neurologia, Kaio Tosta, tira todas as dúvidas sobre esclerose múltipla. As discussões são abertas ao público em geral e acontecem sempre às quartas-feiras, a partir das 15h30 no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700