Goiânia, 28 de maio de 2017    




Notícias

(31/08/2016) Técnico de enfermagem do HGG toca violino para pacientes do CTI

Atendendo ao convite do Núcleo de Apoio aos Pacientes Paliativos (NAPP), José de Paula Gonçalves percorreu os corredores do Centro de Terapia Intensiva (CTI) tocando músicas para os pacientes da unidade

Pacientes internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Alberto Rassi – HGG receberam uma surpresa na quinta-feira, 23 de agosto. Atendendo ao convite de profissionais do Núcleo de Apoio aos Pacientes Paliativos (NAPP) do HGG, o técnico de enfermagem José de Paula Gonçalves percorreu os corredores do CTI tocando música clássica para os pacientes internados. A emoção tomou conta do local e alguns pacientes choraram ao ouvir o som do violino.

José começou a tocar o instrumento na igreja que frequentava. Porém ficou oito anos sem praticar e agora recentemente voltou a ensaiar novamente. “Meus parentes próximos foram ficando doentes e eu percebi que poderia ajuda-los de alguma forma. O meu irmão tinha câncer de garganta, e mesmo quando a doença já estava bem avançada, ele dormia ao escutar o violino. A minha mãe é portadora de Alzheimer, e quando escuta a música, fica bem mais calma”.

Ele declarou que quando começou a tocar para os pacientes, ficou meio tímido, mas gostou da experiência. “Acredito que a música contribui com a melhora de quem está internado. Não é porque eu toco, mas acho que o violino é um dos instrumentos que tem o poder de mexer com a alma, ele toca no íntimo da pessoa, e consegue trazer alegria e aliviar o sofrimento de quem está passando por alguma enfermidade”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700