Goiânia, 25 de setembro de 2017    




Notícias

(14/09/2016) NetConsulta realiza mais de 3 mil agendamentos no primeiro mês

Aplicativo da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta de Goiânia foi lançado no início do mês de agosto para os usuários do SUS

O aplicativo NetConsulta já conquistou os usuários da rede básica de saúde da capital. A tecnologia foi lançada pela Prefeitura de Goiânia/Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), no início do mês de agosto, e já realizou 3.276 agendamentos. O sistema é a versão virtual do serviço de marcação de consultas eletivas (não emergenciais) para clínico geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, a Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta.

De acordo com o assessor de Tecnologia da Informação do Idtech, Adonai Andrade, 51% do total de consultas marcadas foram para a área de clínica geral, 32% para ginecologia e obstetrícia e 17% para pediatria. Ele explica que o aplicativo já possui grande adesão dos usuários do Sistema Único de Saúde de Goiânia.

Outro fator destacado pelo assessor é que apesar de existir a possibilidade de agendar as consultas através de computador, mais de 97% das marcações foram realizadas através de telefones celulares (smartphones), o que mostra como essa tecnologia se difundiu entre a população no decorrer dos anos. “É interessante notar que o aplicativo reflete a mesma proporcionalidade de procura que as consultas marcadas pela Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, tendo como principal procura a especialidade de Clínico Geral. Importante também ressaltar que o aplicativo é mais uma porta de entrada à rede básica de saúde, e que o Teleconsulta continua sendo o pilar dos agendamentos.”

Aplicativo
O NetConsulta foi idealizado e desenvolvido pelo Idtech, Organização Social gestora da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, com o objetivo de facilitar o acesso dos usuários do SUS às consultas na rede básica de saúde. O aplicativo não exclui o atendimento via telefone pelo número 0800-646-1560, serviço criado há dez anos e que já realizou 5,7 milhões de marcações. Caso prefira, o usuário pode continuar entrando em contato com o Teleconsulta para realizar o seu agendamento.

Estão sendo ofertadas pelo NetConsulta inicialmente 10% das vagas de consultas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde para uso no Teleconsulta. Isso corresponde a cerca mil vagas toda semana, que devem variar de acordo com a agenda ofertada pela SMS. Estão incluídos no sistema on-line todos os 35 Cais, Ciams e Centros de Saúde da capital, com exceção das unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF). Os usuários poderão escolher as unidades mais próximas da sua localização atual, já que o sistema utiliza GPS para o georeferenciamento.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700