Goiânia, 29 de maio de 2017    




Notícias

(15/09/2016) Pedra nos rins: Médico do HGG esclarece dúvidas do público da unidade

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, o médico residente da especialidade de urologia, Victor Rassi, ministrou palestra no Ambulatório do HGG sobre o assunto. Além disso, os usuários contaram ainda com orientações nutricionistas e serviço de aferição de pressão

O cálculo renal, popularmente conhecido como pedras nos rins, são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Sua presença pode passar despercebida, sem sintomas, mas em alguns casos provoca muita dor. Para tirar as dúvidas dos usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) sobre o problema, o Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu uma palestra com o médico residente da especialidade de urologia, Victor Rassi, que tirou as dúvidas dos pacientes e orientou sobre os primeiros sintomas. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 14 de setembro.

O médico explicou de forma detalhada sobre a função dos rins e pontuou os fatores de risco que podem ocasionar nos cálculos renais. “Uma das principais causas é a genética. Se a pessoa tem alguém na família que já teve pedras nos rins, a probabilidade de desenvolver a doença é bem maior. Porém não é só isso, beber pouca e ingerir comidas com muito sal, como a carne vermelha, por exemplo, também podem acarretar no problema”, explicou.

O principal sintoma é a cólica renal. “Esse problema pode provocar uma dor muito forte que começa nas costas, vai para a barriga, e pode afetar a vagina, no caso das mulheres e os testículos, no caso dos homens. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos”. Ele alertou que quando o paciente sentir o primeiro sintoma, que se dirija a uma unidade básica de saúde. “Existem muitos remédios caseiros, mas a nossa orientação é procurar ajuda médica, porque serão realizados exames para descobrir o tamanho da pedra e qual o tratamento mais indicado para cada caso”.

Além da palestra, os usuários que aguardavam por consulta no Ambulatório também contaram com orientações nutricionistas e o serviço de aferição de pressão. O trabalhador autônomo Cleudivaldo Gonçalves da Costa estava na unidade para acompanhar a mãe em uma consulta. Por coincidência, antes de ir para o HGG, foi em uma consulta com a esposa que já passou por sete cirurgias para retirada de pedras nos rins. “Eu gostei bastante das orientações do médico, porque particularmente não sabia que a carne vermelha é rica em sal. Em casa, nós comemos todos os dias. Semana passada eu passei mal com pressão alta, e hoje aproveitei para medir de novo. Está bom, mas é preciso mudar os hábitos”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700