Goiânia, 23 de setembro de 2017    




Notícias

(16/09/2016) HGG dá boas-vindas aos novos voluntários de apoio espiritual

O Programa de Assistência Espiritual foi implantado há dois anos e consiste em reunir voluntários de apoio espiritual para dar assistência religiosa aos pacientes e acompanhantes presentes na unidade. No dia 15 de setembro, 35 novos visitadores foram capacitados para o programa

O Programa de Assistência Espiritual do Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu no dia 15 de setembro, a capacitação dos novos visitadores de apoio espiritual dos segmentos católico e espírita. O curso abordou questões como as normas gerais da unidade, higienização adequada das mãos, abordagem correta dos pacientes e familiares, e outros assuntos importantes ligados a administração do hospital e também à assistência espiritual.

A cuidadora de idosos Maria de Lourdes Martins é espírita e tomou conhecimento do voluntariado espiritual do HGG por meio de um grupo de Reiki, método japonês de harmonização e reposição energética que mantém ou recupera a saúde. A nova voluntária conta que percebeu o seu talento para se dedicar ao próximo através de uma médium do município de Palmelo. “Ela me disse que eu não sou vítima e não tenho nenhum problema, por isso eu deveria ajudar as pessoas. Há muito tempo eu tinha esse desejo, e receber esse incentivo foi muito importante”, comenta.

A aposentada Lúcia da Cruz também ingressou no Serviço de Capelania Hospitalar. A católica explica que ficou sabendo sobre o voluntariado pela Arquidiocese de Goiânia, e que se sensibilizou para o projeto. Emocionada, ela falou sobre o dom que possui de ouvir o outro. “Eu amo conversar com as pessoas, escutar atentamente os seus desabafos e poder ajudar de alguma forma. No período em que eu estiver aqui no HGG, Deus vai realizar os desejos do meu coração, que é ser útil ao próximo. Gosto de me doar, o que eu já tenho é suficiente e preciso dividir com outras pessoas”, completou.

Projeto
O Programa de Assistência Espiritual – Capelania Hospitalar do HGG foi implantado há dois anos e consiste em reunir voluntários de apoio espiritual para dar assistência religiosa aos pacientes e acompanhantes presentes na unidade. O objetivo é oferecer apoio espiritual e emocional a quem precisa. Esse trabalho é realizado por meio de voluntários capacitados que atuam enquanto visitadores de apoio espiritual das religiões católica, evangélica e espírita.

Além disso, o programa promove também uma missa, um culto e uma palestra espírita a cada mês. De acordo com o coordenador da Comissão de Apoio Espiritual, Walter Duarte, a assistência religiosa complementa o trabalho da medicina. “Fazemos um trabalho espiritual que demanda fé. O serviço de Capelania auxilia na restauração espiritual, tenta chegar aonde o remédio não chega”.

Por respeitar a diversidade religiosa, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), responsáveis pela gestão da unidade, realizam de forma permanente cursos de capacitação e orientações sobre a unidade hospitalar a estes grupos de voluntários de apoio espiritual.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700