Goiânia, 29 de abril de 2017    




Notícias

(21/09/2016) Neurologista sana dúvidas sobre Alzheimer no HGG

Usuários do Ambulatório do Hospital Alberto Rassi participaram de sessão de perguntas com médica especialista, nesta quarta-feira, dia 21 de setembro

Coordenadora do Ambulatório de Demências do Hospital Alberto Rassi – HGG, a neurologista Ane Dunck esteve à disposição dos usuários da unidade para sanar as dúvidas sobre Alzheimer, nesta quarta-feira, dia 21 de setembro. Antes, fez uma rápida explanação sobre o que é a doença, que acomete mais os idosos acima de 60 anos e atinge cerca de 15 milhões de pessoas no Brasil.

O evento contemplou mais uma edição do ciclo de palestras Setembro da Prevenção e foi mediado pela enfermeira Graziela Cavalcante. O tema escolhido foi em ocasião do Dia do Alzheimer, comemorado nesta data. A médica Ane Dunck mostrou que esta doença é o tipo de demência mais comum, que causa perda de memória, de capacidade intelectual e menos capacidade de reagir normalmente às emoções.

Uma usuária questionou se a dificuldade de lembrar das pessoas e das coisas poderia indicar o início do Alzheimer. A neurologista respondeu que, após os 30 anos, é normal não ter a mesma rapidez na memória. “É comum a gente esquecer algumas coisas mas lembrar depois de um tempo. Já quem tem a doença, isso não acontece”, explicou.

Ane Dunck esclareceu ainda que nem todo tipo de esquecimento pode ser sintoma de Alzheimer. A demência vascular é o segundo tipo mais frequente de demência, depois do Alzheimer. É causada por alterações crônicas na circulação cerebral. “Quando o paciente tem diabetes, pressão alta, colesterol, a artéria do cérebro fica comprometida e a pessoa fica lenta e esquecida. Com exames de tomografia e ressonância o médico pode diferenciar a demência vascular do Alzheimer”, disse.

Sobre a hereditariedade do Alzheimer, Ane Dunck explicou que, apenas quando a doença surge antes dos 60 anos, pode ser que seja genético, tornando-se um problema familiar. É o caso da paciente do HGG, Maria Madalena Silva. “Esta palestra foi muito esclarecedora. Tenho 10 irmãos e quatro estão com sintomas e já estou investigando se poderei ter a doença”, disse a dona de casa, que cuida da sua mãe, que também sofre de Alzheimer.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700