Goiânia, 24 de julho de 2017    




Notícias

(26/09/2016) HGG promove Dia do Idoso com atendimentos gratuitos

Evento acontece no dia 29 de setembro, das 7 às 12 horas, com orientações da equipe multiprofissional do Hospital Alberto Rassi. Haverá também aferição de pressão e teste de glicemia

O Hospital Alberto Rassi – HGG promove na próxima quinta-feira, dia 29 de setembro, evento especial em comemoração antecipada ao Dia Mundial do Idoso, que oferecerá atendimentos gratuitos à população com idade acima de 60 anos e para cuidadores. Além de aferir a pressão e medir a glicemia, os participantes receberão orientações da equipe multiprofissional, entre médicos geriatras, odontólogos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogos e enfermeiros.

O evento terá um circuito de atendimento, com o objetivo de oferecer uma atenção global ao idoso. Primeiramente, os participantes farão um cadastro, com dados pessoais. Após, medirão a pressão arterial e o nível de glicemia e responderão a um questionário. Estas informações deverão ser usadas futuramente pela equipe para pesquisas científicas. Depois, passarão pelas seções dos profissionais de assistência social, nutrição, odontologia e medicina.

No Brasil cerca de 30 a 60% dos idosos caem ao menos uma vez por ano. E as quedas ocorrem mais frequentemente em suas casas. É por isso que a equipe de Fisioterapia e Terapia Ocupacional exibirá um vídeo educativo sobre os cuidados que se deve ter em casa para evitar as quedas dos idosos. O evento também trabalhará o bom humor e a memória, em uma dinâmica cheia de música e alegria, com as equipes de Fonoaudiologia e Psicologia.

“O nosso objetivo é que, com as orientações dos especialistas, os idosos e cuidadores saibam como evitar as doenças crônicas ou mesmo minimizar os agravos, melhorando a qualidade de vida”, explicou a médica geriatra e coordenadora do NAPP, Ana Maria Porto Carvas. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado de Saúde/Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano/HGG, por meio da equipe do Núcleo de Assistência aos Pacientes Paliativos (NAPP). Os pacientes idosos do Hospital Alberto Rassi correspondem a 30% do atendimento.

População idosa
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é que em 2030, cerca de 11,4% da população goiana será de pessoas com mais de 64 anos. Na última estimativa, em 2010, o número foi de 6,2%. Ou seja, o Estado pode ter, em vinte anos, o dobro da sua população formada por idosos.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700