Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(27/09/2016) Cardiologista derruba mitos sobre marcapasso

Em palestra no Ambulatório do HGG nesta segunda-feira, dia 26, médico Antônio Malan abordou sobre insuficiência cardíaca e esclareceu dúvidas sobre o aparelho

Em comemoração ao Dia do Portador de Marcapasso, o cardiologista especializado no assunto, Antonio Malan, ministrou uma palestra para os usuários Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi – HGG, na manhã desta segunda-feira, dia 26 de setembro. O médico derrubou diversos mitos relacionados ao aparelho que tem como função controlar os batimentos cardíacos.

Portador de marcapasso pode usar telefone celular ou micro-ondas? Se um raio cair, o aparelho vai continuar funcionando? Colchão magnético é proibido? Estas foram algumas das dúvidas dos usuários do HGG ao especialista e chefe da Seção de Cardiologia do HGG. Antonio Malan respondeu que, atualmente, o aparelho não é tão sensível às interferências, mas deve se tomar alguns cuidados para evitar problemas no funcionamento.

No caso do celular, o médico recomenda que o utilize sempre no ouvido do lado contrário do que está o implante. Micro-ondas pode ser utilizado, mas deve-se aguardar pelo menos 15 segundos após sinal de término do cozimento. Já o raio, não há problema algum se cair próximo ao portador de marcapasso, mas o colchão magnético é contraindicado.

Portadora de marcapasso há 27 anos, a costureira Florescena Ferreira fez questão de testemunhar sua experiência com o aparelho. “Meu coração não bombeava o sangue que eu precisava. Junto com o implante, veio um livrinho explicando tudo que pode e o que não pode. Eu tomo todos os cuidados”, disse ela, que está com 80 anos.

“A cirurgia para o implante é de até uma hora e meia. Muitas pessoas ficam com medo por conta dos mitos sobre o marcapasso, mas é preciso conversar com o médico sobre esta necessidade. Pois isso pode custar a sua vida”, explicou o médico. Ele lembrou que, sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, cansaço podem caracterizar arritmia cardíaca.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700