Goiânia, 26 de abril de 2017    




Notícias

(05/10/2016) Outubro Rosa: HGG participa de mutirão de reconstrução mamária

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), HGG atenderá 15 pacientes que já tiveram o câncer de mama e aguardam por cirurgia de reconstrução

No mês em que se celebra o Outubro Rosa, campanha que alerta sobre o câncer de mama, o Hospital Alberto Rassi – HGG, que está iluminado na cor da campanha, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica realiza um mutirão de cirurgias mamárias para atender pacientes que tiveram a doença. Coordenada na unidade pela Seção de Cirurgia Plástica, a ação atenderá 15 pacientes e acontecerá entre os dias 25 e 27 de outubro.

Este será o 2º Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária. Em Goiás, além do Hospital Alberto Rassi – HGG, as operações vão ser feitas também no Hospital Araújo Jorge e Hospital das Clínicas. De acordo com o chefe do serviço de Cirurgia Plástica do HGG, Sérgio Conceição, o objetivo é devolver a autoestima às mulheres que foram vítimas do câncer. “O mutirão atenderá exclusivamente pacientes que foram acometidas pela doença e precisaram retirar a mama. Temos o dever social de contribuir com campanhas tão importantes como esta”.

Entre as pacientes que serão atendidas no mutirão, está a Azimira Florêncio de Carvalho. Moradora da cidade de Alvorada do Norte, situada há mais de 500 quilômetros da capital, ela explica que precisou retirar as mamas em 2010, logo após descobrir o câncer. “Desde então usava enchimento no sutiã, mas nunca me senti a vontade. Já passei por uma cirurgia de reconstrução, mas ainda é preciso fazer reparação. Esse evento no HGG será uma oportunidade de devolver a confiança em aparecer em público, sem ficar constrangida”.

Mamografias

O Hospital Alberto Rassi – HGG oferece 600 vagas de mamografia por mês e está apto para realizar até 20 exames por dia. Para ter acesso ao serviço, as usuárias devem ser atendidas primeiramente pela chamada “Atenção Básica”, que consiste na rede municipal de Cais e Ciams. Após serem atendidas por um ginecologista e terem o pedido cadastrado no SISCAN (plataforma que permite a identificação dos usuários pelo número do Cartão SUS e a atualização automática de seu histórico de seguimento), as usuárias podem ir até o HGG. Não é necessário agendar o exame.

Outubro Rosa

Em 2016 são esperados para o Brasil, 57.960 casos novos de câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). O Outubro Rosa surgiu na década de 90, para estimular a participação da população no controle da doença. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700