Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(06/10/2016) Mastigação correta e alimentação saudável são abordadas em palestra no HGG

Nutricionista Valéria de Souza e fonoaudióloga Vanessa Américo ministraram palestra no Ambulatório do HGG na tarde desta quarta-feira, 5 de outubro. Pacientes ainda contaram com serviços de medição de pressão e cálculo de IMC

No mês de outubro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e o Hospital Alberto Rassi – HGG, referência no tratamento da doença, preparou uma programação especial. A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 5 de outubro, com a palestra “Coma e mastigue bem”, ministrada pela nutricionista Valéria de Souza e pela fonoaudióloga Vanessa Américo. Enquanto aguardavam por atendimento no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), os pacientes tiraram as dúvidas com as profissionais.

Foi o caso da dona de casa Ivonete Santos que revelou que tem vontade de emagrecer, porém sua alimentação é baseada em arroz e muito sal. “O sal prejudica a pressão e pode causar infarto. Para cozinhar, experimente utilizar ervas como açafrão, orégano, colorau, cebola. Nas primeiras semanas a senhora vai sofrer, mas depois vai se acostumar a comer sem muito sal. Em relação ao arroz, não precisa tira-lo da alimentação, só não pode exagerar”, aconselhou Valéria.

A fonoaudióloga Vanessa Américo explicou ainda que além de manter uma alimentação saudável, é necessário mastigar bem. “A digestão inicia no momento que colocamos o alimento na boca. Quando chegar ao estomago, ele deve estar triturado. Se você come compulsivamente, o organismo não terá tempo para satisfazer e vai pedir mais comida. A nossa dica é evitar comer com televisão ligada e em ambientes conturbados. Sempre saboreie os alimentos, descanse o garfo e aprecie o momento da refeição”.

Além das palestras, o hospital ofereceu ainda serviços gratuitos como orientações nutricionais, medição de pressão e cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC). A assistente administrativa Telma Holanda Moura aproveitou para colocar a saúde em dia. “Pesei e medi a pressão, está tudo ótimo. As palestras foram interessantes porque fazem um alerta que precisamos manter hábitos saudáveis como beber água, comer frutas e verduras. Com a nossa rotina doida, a gente acaba esquecendo”, afirmou Telma que estava na unidade para consulta com a equipe de cirurgia plástica.

Programação

No próximo dia 19 de outubro, o fisioterapeuta Gustavo Silva de Azevedo abordará sobre a importância da prática de atividade física. Encerrando as atividades, o cirurgião bariátrico Leonardo Sebba ministra palestra no dia 26 de outubro explicando sobre cirurgia bariátrica. As palestras são gratuitas e abertas à população e acontecem sempre as quartas-feiras, a partir das 15h30.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700