Goiânia, 17 de agosto de 2017    




Notícias

(07/10/2016) HGG encerra III JOCHAR com debates e trabalhos interdisciplinares

Evento científico realizado anualmente pelo Hospital Alberto Rassi teve como público-alvo os residentes médicos e multiprofissionais, e chegou a sua terceira edição. Debates, conferências, mesas redondas e exposições de trabalhos aconteceram entre os dias 05 e 07 de outubro

O Hospital Alberto Rassi – HGG realizou entre os dias 05 e 07 de outubro a III Jornada Cientifica (JOCHAR). O evento é destinado aos residentes médicos e multiprofissionais e tem como objetivo incentivar o interesse em pesquisa científica, além de promover a interação entre os profissionais. Neste ano, os temas discutidos foram relacionados à “Integração das especialidades na atenção à saúde do paciente crônico”, perfil da maioria dos pacientes atendidos pelo hospital.

Na programação científica, o secretário da Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás (Sotiego) e diretor científico da HMH Healthcare, Marco Antônio Mendes Castilho Júnior, abriu os debates com as principais questões da Trombose Venosa Periférica e Trombo Embolia Periférica. Depois, o enfermeiro especializado em emergência e urgência, Álamo Araújo, realizou a conferência “Código Azul e Código Amarelo”. Encerrando os trabalhos pela manhã, a equipe de endocrinologia e pneumologia deram sequência ao debate com os temas de descontrole glicêmico e insuficiência respiratória, respectivamente.

No turno vespertino do segundo dia da JOCHAR, os profissionais do HGG tiveram a oportunidade de discutirem a respeito de agitação em mesas redondas coordenadas pelo neurologista Leonardo da Silva Prestes com os temas sobre manejo da dor, delirium e dor no paciente paliativo. Posteriormente, a residente de nefrologia Rhaissa Macedo palestrou sobre pacientes com indicação para diálise, seguido dos temas de Acidente Vascular Cerebral e Hematoma Subdural Aguda, dos residentes Thalyla Dayrell, da especialidade de neurologia da Santa Casa de Misericórdia, e Geoorge Saad, da neurologia do HGG.

Ainda no terceiro dia de evento, vários outros temas foram abordados, como a importância da visita pré-anestésica para cumprimento do Protocolo de Cirurgia, Traumatismo Craniano Encefálico na infância e também atendimento ao paciente pós-bariátrico pela equipe de cirurgia plástica do hospital. No encerramento, que aconteceu na manhã de sexta-feira, dia 07 de outubro, alguns residentes fizeram a apresentação de relatos de caso para os preceptores. “A jornada é um evento que agrega valor ao hospital e também ao ensino. Gostei muito das temáticas que foram abordadas, pois foram todas bastante multidisciplinares”, explicou Willian Helligle, residente do primeiro ano de Clínica médica, que apresentou dois trabalhos no encerramento do evento.

O médico residente do programa de Neurocirurgia, George Saad, foi um dos participantes que se envolveu também na organização do evento científico. Ele conta que a ideia este ano era sanar as dúvidas dos médicos em relação às outras especialidades, por isso as temáticas foram ligadas à interdisciplinaridade. “A palavra certa para definir a jornada deste ano é fantástica. O evento foi extremamente produtivo e contribui muito para o nosso aprendizado e crescimento profissional. Estou bastante satisfeito com o resultado que alcançamos”, disse.


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700