Goiânia, 23 de setembro de 2017    




Notícias

(10/10/2016) HGG oferece serviços gratuitos no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, no Lago das Rosas

Nesta terça-feira, 11 de outubro, hospital proporciona programação especial no Lago das Rosas. Público contará com serviços como aferição de pressão arterial, além de atividades com a equipe multidisciplinar

Pesquisa recente divulgada pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, apontou que mais de 16% da população de Goiás está acima do peso. O problema é considerado como um dos grandes desafios da Saúde Pública no Brasil. Nesta terça-feira, 11 de outubro, Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade do Hospital Alberto Rassi (PCCO/HGG), promoverá no Lago das Rosas uma manhã de atividades abertas à comunidade.

Referência no tratamento da obesidade mórbida em Goiás, o HGG também convidou seus pacientes do PCCO para a atividade ao ar livre. Para o cirurgião bariátrico do Hospital, Leonardo Sebba, esta será uma oportunidade para mostrar que um corpo saudável depende de mudanças de hábitos, principalmente no que tange a alimentação e atividade física. “A obesidade é uma doença crônica e é necessário um controle diário, adotando atitudes saudáveis”, recomenda.

A ação começará às 8 horas da manhã com o cadastro dos participantes e aferição de pressão. O evento será aberto com uma palestra com psicólogos e o depoimento da ex-obesa Mônica Silvone, que passou por cirurgia bariátrica e conseguiu emagrecer 40 quilos. Ela dividirá com os participantes os principais desafios encontrados na luta contra a balança, e como vive agora, após passar pela cirurgia.

Foi montado um esquema de atendimento, de modo que a população tenha acesso a orientações de todas as áreas envolvidas na prevenção da obesidade. O Serviço de Fisioterapia da unidade coordenará um circuito de treinamento funcional. Além disso, haverá orientações sobre alimentação saudável e mastigação adequada, com dicas de nutricionistas e fonoaudiólogos. Kits com frutas e barras de cereais, além de folhetos com informações serão distribuídos para o público.

Obesidade

A obesidade é considerada uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas outras doenças, podendo causar a morte precoce. Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que a provocam, estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o IMC. Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já os que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadores de sobrepeso.

PCCO

O Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade do HGG é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 ou acima de 35 (com comorbidades). O atendimento multidisciplinar e integral é realizado por uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas. A equipe tem ainda o apoio de médicos cardiologistas e pneumologistas e conta com o respaldo de todas as demais especialidades do Hospital.

Serviço
O que: Evento alusivo ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
Quando: 11 de outubro, (terça-feira)
Horário: 8 às 11 horas
Onde: Lago das Rosas, Setor Oeste


Fonte: IDTECH





Google








IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700