Goiânia, 22 de outubro de 2017    




Notícias

(11/10/2016) Sipat aborda qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) e o Corpo de Bombeiros Militar

Colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) participaram entre os dias 03 e 07 de outubro da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT. Neste ano, a atividade abordou a qualidade de vida e segurança no ambiente de trabalho e foi realizada em parceria com Serviço Social do Comércio (SESC) e o Corpo de Bombeiros Militar.

Na abertura do evento, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) levou para os colaboradores palestras sobre o estresse e fatores emocionais que podem prejudicar a qualidade de vida. Na Central de Atendimento ao Cidadão - Teleconsulta e sede administrativa, o tema foi abordado pela psicóloga e gerente de Recursos Humanos do Idtech, Deborah Inácio. Nos demais postos, uma profissional do SESC realizou diversas dinâmicas com os colaboradores, como a brincadeira do telefone sem fio, e depois reforçou a importância de cuidar da saúde mental e emocional.

No segundo dia, o Corpo de Bombeiros Militar promoveu um debate sobre "Como salvar uma vida no ambiente de trabalho?", com orientações sobre primeiros-socorros e os principais acidentes de trabalho. Ainda na terça-feira, dia 04 de outubro, outra importante questão foi abordada na Sipat 2016. Ponto importante para manter a saúde em dia, a alimentação saudável foi bastante incentivada por profissionais do SESC em conjunto com a Cipa.

No terceiro dia, um profissional de Educação Física realizou em todos os postos de trabalho uma aula de ginástica laboral, estimulando o alongamento antes do início das atividades laborais e depois, e também a prática diária de exercícios físicos na manutenção do corpo saudável e prevenção de doenças. No quarto, os colaboradores foram conscientizados por uma fonoaudióloga sobre os fatores diários que afetam a nossa audição, como a utilização dos fones de ouvido em volume maior do que o recomendado – hábito comum para a maioria dos jovens.

No último dia da Sipat, a Cipa contou novamente com o apoio do Corpo de Bombeiros para esclarecer dúvidas sobre acidentes de trânsito (que podem ser considerados acidentes de trabalho, uma vez que o colaborador está no trajeto/deslocamento para a empresa), incêndios e também sobre o papel importante da brigada nos locais de trabalho.

A presidente da Cipa do Idtech, Marilia Jardim, explica que todos os anos a Comissão se esforça para proporcionar um evento interativo e que atinja o seu objetivo, que é o de conscientizar os colaboradores para a prevenção de acidentes de trabalho e promover qualidade de vida aos colaboradores. Ela comenta que a receptividade foi muito boa em todos os postos de trabalho, e que a equipe está satisfeita com os resultados. "Todos os anos fazemos a parceria com o SESC, e desta vez contamos também o Corpo de Bombeiros, o que foi fantástico. É legal poder contar com profissionais especializados e poder levar as melhores orientações aos nossos colaboradores. "

Felipe Henrique Costa, que é agente de atendimento do Teleconsulta há quatro meses, aprovou a atividade. Ele conta que gostou muito da palestra sobre primeiros-socorros, promovida pelo Corpo de Bombeiros, pois ele não tinha conhecimentos a respeito. "Aprendi muita coisa nova nesta semana. Nós somos um grande número de pessoas trabalhando aqui, e um princípio de incêndio por exemplo pode começar do nada, e aprendemos como agir nestes casos. Estou bastante satisfeito com tudo que debatemos, discutimos e escutamos nesses cinco dias", elogiou.

Colaboradora do Ciams Novo Horizonte há dois anos, Zeila Tavares de Castro destaca as orientações que recebeu sobre alimentação saudável e dicas de saúde. Ela parabeniza a equipe da Cipa, que soube organizar bem o evento. "Foi dinâmico e muito esclarecedor. Os profissionais interagiram bem conosco, e nos deixaram a vontade para sanar todas as dúvidas. Com certeza foi uma semana produtiva, assim como no ano passado", disse.

Ao final da semana, os membros da Cipa distribuíram para os colaboradores uma porção de granola para estimular ainda mais a inserção de produtos menos processados na alimentação. O alimento traz inúmeros benefícios para saúde, por sua riqueza em antioxidantes e fibras. Além de presentearem também com a bolinha anti estresse, que serve para massagear ombros, nuca e outras regiões do corpo que acumulam tensões ao longo do dia.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700