Goiânia, 22 de novembro de 2017    




Notícias

(11/10/2016) Obesidade: HGG atende 131 pessoas em evento

Evento comemorativo ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade aconteceu nesta terça-feira, 11 de outubro, no Lago das Rosas, em Goiânia. Participantes aferiram pressão arterial e participaram de atividades com a equipe multidisciplinar

Nesta terça-feira, 11 de outubro, o Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO) do Hospital Alberto Rassi – HGG promoveu no Lago das Rosas, em Goiânia, uma atividade ao ar livre alusiva ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. Quem passou pelo local teve a oportunidade de colocar a saúde em dia conferindo a pressão arterial e recebendo orientações com a equipe multiprofissional do HGG formada por fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e fisioterapeutas. Participaram do evento 131 pessoas entre pacientes e população em geral.

De forma lúdica, a doutora Alimentícia, interpretada pela residente de nutrição Marina Verônica, explicou para os participantes como manter uma alimentação saudável. A importância da mastigação foi abordada pela equipe de fonoaudiologia que explicou que a digestão começa pela boca. “É preciso comer devagar e mastigar os alimentos de forma correta”, alertou a fonoaudióloga Meire Mendonça. Os fisioterapeutas Luila Aluanda Santos e Gustavo Silva de Azevedo comandaram um circuito de atividades físicas que incluiu alongamento, caminhada e exercício com balões para treinar a respiração.

Pacientes do Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade compartilharam suas experiências com os demais colegas e revelaram os desafios na luta contra a balança. A motorista Mônica Silvone de Almeida, de 51 anos, disse que entre os principais problemas da obesidade estão preconceito que a pessoa obesa sofre na sociedade e também as doenças que adquire com o passar do tempo. Ela explica que sempre esteve acima do peso e que decidiu procurar ajuda após desenvolver outros problemas de saúde.

“Sempre fui determinada e quando tenho a oportunidade gosto de dar conselhos para quem é obeso e quer fazer a cirurgia bariátrica. Fiz o procedimento há seis meses e já eliminei 40 quilos. É preciso ter foco e seguir todas as orientações. Hoje eu me sinto outra pessoa. Minha autoestima mudou bastante, não sinto cansaço, dor nas pernas, consigo fazer caminhadas tranquilamente”, explicou Mônica que exibe orgulhosa a foto com o antes e depois da cirurgia.

A aposentada Maria José dos Santos também participou do evento e declarou que hoje o seu maior sonho é fazer a redução de estômago. “Comecei a engordar após a primeira gravidez e desde então tenho dificuldades para fazer tudo. Já consegui eliminar quase 10 quilos e agora peso 120. Estou consultando com toda a equipe multidisciplinar para em breve passar pela cirurgia. Acredito que a minha vida vai mudar bastante, principalmente a saúde”, afirmou a aposentada que aprovou o evento. “Hoje foi como uma confraternização, porque compartilhamos experiências e nos divertimos bastante com as atividades”.

O gastrocirurgião do HGG, Leonardo Porto Sebba, explicou que a vida estressante, o sedentarismo e o fácil acesso com as comidas industrializadas contribuem para o aumento da obesidade de forma geral. “Antigamente existia a cultura que criança gordinha era saudável, mas a gente precisa quebrar esse tabu com os pais, nas creches, nas escolas para que incentivem uma alimentação saudável aliada a prática de atividades físicas. Parabéns pra vocês que estão aqui em busca de tratamento. Vocês mais do ninguém sabem da dificuldade para emagrecer”, declarou o médico para os participantes do evento.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700