Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(19/10/2016) Nutrição promove ação para pacientes hipertensos

Gerente do serviço de nutrição do HGG, Valéria de Souza e estagiárias da PUC-GO visitaram pacientes hipertensos que estão internados na unidade. Ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de outubro

“Comer é bom! Comer é bom! Mas eu não posso errar! Uma frutinha vou comer! Pra ficar forte e crescer!”. Com essa canção, a gerente de nutrição do Hospital Alberto Rassi – HGG, Valéria de Souza, e as estagiárias da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Marina Malachias e Natalia Lobato, também conhecidas como Boneca Nina e Dra. Alimentícia, percorreram os corredores da unidade hospitalar orientando os pacientes e colaboradores sobre hipertensão.

De acordo com Valéria, a ação surgiu após a gerência detectar nos resultados dos indicadores, que existe uma baixa aceitação dos pacientes em relação à dieta hipossódica, que é uma dieta com redução no consumo de sal. “Essa é uma dieta com pouco sódio, porém é gostosa. O nosso intuito é informar para os pacientes que são hipertensos sobre a importância de seguir a dieta, que pode prevenir e controlar a hipertensão arterial e a retenção hídrica através da limitação do sal”, explicou.

A dona de casa Zilda Aparecida de Sousa revela que sofre com hipertensão há oito anos. Internada no HGG para uma cirurgia vascular, ela elogiou a iniciativa do Serviço de Nutrição em levar informação para os pacientes de forma divertida. “Eu gostei bastante da cantoria, foi muito bonita e trouxe paz. Além de fazer com que a gente reflita que comer é bom mesmo, mas é preciso moderação”.

Irene Leite Pereira também é hipertensa. Diariamente toma remédios para controlar a pressão e confessa que nem sempre consegue ter uma alimentação saudável. “É muito difícil comer a comida totalmente sem sal, eu até tento, mas não é toda vez que consigo”, declarou a dona de casa que está internada há dez dias para fazer uma cirurgia no abdome.

Produção própria

Falando em alimentação saudável, uma boa notícia para os colaboradores: o Hospital Alberto Rassi – HGG passou a produzir o pão francês que é consumido na unidade. A gerente do Serviço de Nutrição, Valéria de Souza, afirma que a medida resultou em 100% de aprovação. “O pão agora é servido quentinho e está mais gostoso. Além disso, conseguimos resolver um problema antigo, já que as panificadoras não entregam pães durante a noite e madrugada”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700