Goiânia, 17 de dezembro de 2017    




Notícias

(21/10/2016) Vernissage da mostra “O mensageiro das cores” reúne artistas no HGG

Vernissage aconteceu nesta quarta-feira, 19 de outubro, no Ambulatório do Hospital Alberto Rassi – HGG e reuniu vários artistas plásticos. Setenta obras do artista Waldomiro de Deus estão em exposição nos corredores da unidade retratando temas diversos como folclore, céu, inferno, planetas e cidades

O Hospital Alberto Rassi – HGG realizou nesta quarta-feira, dia 19 de outubro, o vernissage da 11ª temporada de exposições do projeto Arte no HGG. Além de ser a comemoração de mais de cinquenta anos de dedicação à pintura do artista Waldomiro de Deus, a mostra “O mensageiro das cores” reúne trabalhos de toda a carreira do artista, que tem no cotidiano sua grande inspiração. São 70 obras em exposição nos corredores da unidade, retratando temas diversos como folclore, céu, inferno, planetas e cidades.

O vernissage reuniu grandes nomes da arte em Goiás, amigos e familiares do artista, além de colaboradores do hospital. A artista plástica e curadora do “Arte no HGG”, Helena Vasconcelos ressaltou a importância do projeto na unidade, que recebe obras de artistas voluntários. “É uma honra receber o artista Waldomiro de Deus. O projeto está cada vez mais apresentando um expoente da arte goiana, e não poderia deixar de homenagear os 72 anos de vida do Waldomiro de Deus”.

Destaque em exposições na Europa e Israel, Waldomiro declara que esta é a primeira vez que vai expor as suas obras em um ambiente hospitalar, e elogiou a iniciativa do HGG. “Quero agradecer a Deus e todas as pessoas que auxiliaram na organização desta exposição, incluindo minha família e a equipe do HGG. Que Deus abençoe cada um que está aqui nesta noite e todos aqueles que estão internados nesse hospital. Eu sempre preocupei em fazer uma arte que aproximasse o homem de Deus. Estou muito feliz em participar deste projeto”.

Os artistas da exposição “Vozes”, Diomar Lustosa e Santana, foram homenageados e receberam certificados das mãos do diretor geral do HGG, José Cláudio Romero e da artista plástica Helena Vasconcelos. “De todas as exposições que eu já participei no Brasil e até no exterior, uma das mais importantes foi essa porque me remeteu a uma nova análise do que é realmente a vida. É uma exposição beneficente que humaniza o ambiente hospitalar. Esse certificado vai acompanhar outros quarenta que eu tenho, mas esse será especial. Acredito hoje que nossa vida só tem sentido se pudermos ajudar ao nosso semelhante”, disse Santana.

A artista plástica goiana Rosy Cardoso elogiou a iniciativa do hospital e afirmou que a arte pode melhorar o bem-estar de quem aprecia. “A arte trabalha com sentimentos. Uma vez que arte é visual, ela faz com que as pessoas despertem o olhar, conectando o sentimento com o coração, passando a ser a pura. Através da cromoterapia, a soma das cores, o vermelho, azul, amarelo, essa energia condensa em vida. E essa vivacidade que faz com que a pessoa se integre na arte a condição de se tornar melhor. Esse projeto é fantástico. Parabéns ao Waldomiro e ao hospital”.

Projeto
Iniciativa inovadora do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, seus familiares e colaboradores. Além disso, o projeto tem como objetivo a humanização do ambiente hospitalar, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do Sistema Único de Saúde - SUS que fazem tratamento na unidade. De forma voluntária, os artistas expõem seus acervos nos corredores, o que torna o hospital mais alegre, colorido e interessante.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700