Goiânia, 21 de julho de 2017    




Notícias

(31/10/2016) Governo e HGG assinam termo de cooperação na área da psiquiatria

Solenidade ocorreu nesta sexta-feira, dia 28, na sede do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), com o governador Marconi Perillo

O governador Marconi Perillo assinou nesta sexta-feira, dia 28 de outubro, termo de cooperação técnica para incrementar o ensino de residentes médicos em psiquiatria do Hospital Alberto Rassi – HGG e contribuir com a qualificação na assistência aos dependentes químicos. A formalização ocorreu em solenidade que anunciou a ampliação de vagas para tratamento em instituições terapêuticas, na sede do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED).

De acordo com a diretora geral do GEED, Ivânia Fernandes, a parceria com o HGG é maravilhosa. “Quanto mais preparada e mais qualificada a nossa equipe multidisciplinar, melhor atendimento e melhor encaminhamento nós teremos em nossa sociedade”, declarou em discurso. O governador Marconi Perillo afirmou que o Governo de Goiás tem, hoje, políticas concretas de prevenção e tratamento para os usuários de drogas.

“Nós estamos completando todo um ciclo de apoio aos dependentes químicos e às suas famílias. Temos o Credeq em funcionamento e outros em construção. Temos em Goiás dezenas de comunidades terapêuticas que, ao longo do tempo, se especializaram em cuidar de pessoas usuárias de drogas. E não dá para ignorar instituições tão sérias e experientes em uma área tão importante para a cidadania como essa”, afirmou o governador.

Representaram o HGG na solenidade, o diretor técnico, Rafael Nakamura, e a diretora de Ensino e Pesquisa, Cáritas Marques. “O processo de formação dos residentes médicos deve acontecer em rede e o HGG não aborda todos os cenários práticos para o ensino na especialidade de psiquiatria. Este termo contribuirá para que nossos residentes tenha uma formação completa”, explicou a diretora Cáritas.

Os residentes médicos em psiquiatria atuarão, além do Credeq, no Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (CEAT), coordenado pelo GEED. O CEAT é responsável por fazer a triagem multiprofissional (médico, psicólogo e assistente social) do dependente químico para encaminhá-lo à comunidade terapêutica.

Instituições terapêuticas
O governador Marconi Perillo assinou também contrato, representando o governo estadual, com instituições terapêuticas para que ofereçam mais 700 vagas de tratamento a dependentes químicos. Por meio do Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), criado em 2012, o Governo de Goiás instituiu ampla política de prevenção às drogas e tratamento de dependentes químicos. Uma das ações consiste na compra de vagas em comunidades terapêuticas. O investimento é de R$ 6 milhões por ano.

Com informações do Gabinete da Imprensa da Governadoria


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700