Goiânia, 12 de dezembro de 2017    




Notícias

(07/11/2016) Síndrome de Guillain-Barré associada ao Zika Vírus é tema de palestra no HGG

Neurologista Amilton Antunes Barreira da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto esteve no Hospital Alberto Rassi – HGG na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro

O Hospital Alberto Rassi – HGG recebeu nesta sexta-feira, 4 de novembro, o médico neurologista e professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), unidade de Ribeirão Preto, Amilton Antunes Barreira. O especialista ministrou a palestra “Síndrome de Guillain-Barré associada ao Zika Vírus”, no Auditório do HGG, para os profissionais da unidade incluindo neurologistas e intensivistas.

Amilton explicou que a Guillain-Barré se manifesta através de uma paralisia, que pode envolver as pernas, os pés, os braços e a musculatura. Ele afirma que a síndrome é pouco frequente, podendo ocorrer um caso a cada cem mil habitantes. “Porém nós estamos frente a uma situação nova e ainda muito desconhecida, que é a síndrome associada ao Zika Vírus. Acredito que em cinco anos muita coisa vai mudar, no entendimento não só sobre Zika Vírus mas sobre outras viroses também”.

O médico, que nasceu na capital, elogiou a unidade hospitalar. “O HGG exerce um papel muito importante, sobretudo porque foi o primeiro hospital do Centro-Oeste a conquistar o certificado de qualidade. Isso da uma conotação acadêmica, não apenas gerencial e organizacional”.

A iniciativa da palestra foi da neurologista Susanie Rigatto. “Nós estamos com uma nova proposta de educação continuada que iniciamos no módulo que discutiu assuntos neuromusculares. Antes promovíamos seminários no mês de setembro, entre os residentes e preceptoria, e agora conseguimos trazer grandes profissionais da medicina para discutir assuntos pertinentes. Está sendo bastante produtivo”.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700