Goiânia, 28 de maio de 2017    




Notícias

(08/11/2016) Sipat do HGG trabalha ergonomia e educação para o trânsito com colaboradores

Atividade realizada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) teve como objetivo conscientizar os colaboradores para temas ligados à saúde do trabalhador

A Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) do Hospital Alberto Rassi – HGG, com o apoio do Serviço Especializado em Saúde e Medicina Trabalho (Sesmt), promoveu entre os dias 1º e 3 de novembro a Semana Interna de Prevenção a Acidentes (Sipat). Neste ano, a atividade abordou ergonomia, a segurança no descarte de resíduos sólidos, Doenças Sexualmente Transmissíveis e educação para o trânsito.

Para convocar os colaboradores para participarem do evento, a Cipa promoveu o “Aquece Sipat” no dia 27 de outubro. A atividade teve como objetivo incentivar o aquecimento e a prática de exercícios físicos com aulas de ginástica laboral. Os exercícios foram conduzidos pelos fisioterapeutas Gustavo Azevedo e Geovana Cristina Pacheco.

Na abertura do evento, os colaboradores foram orientados sobre a influência que a ergonomia tem na saúde do trabalhador. Este tema foi bastante trabalhado pela equipe da Cipa devido ao perfil epidemiológico do hospital levantado pelo SESMT, que constatou grande número de atestados relacionados às doenças osteosmusculares. Ainda no primeiro dia de evento, outro tema discutido foi Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs.

No segundo e terceiro dias da atividade, as abordagens foram relacionadas ao descarte adequado de resíduos e Educação para o trânsito. Na primeira palestra, os colaboradores aprenderam a realizar a seleção correta dos resíduos, e na segunda tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre o Código de Trânsito Brasileiro, novas regras para as multas e direção defensiva.

A fonoaudióloga do HGG, Luciana Motta participou das palestras e conta que os assuntos foram muito bem trabalhados e selecionados pela equipe da Cipa. “Foi uma semana muito importante e os temas foram voltados para a prevenção dos acidentes de trabalho e também cuidados que temos de ter fora do hospital. Acho que todos nós deveríamos valorizar mais iniciativas assim, e levarmos também o que aprendemos para os nossos familiares”, disse.

De acordo com a presidente da Cipa, Simone Espinar, o evento foi positivo e elogiado pelos colaboradores que participaram. Ela explica que, além de atender o perfil epidemiológico do hospital, as palestras também passaram pelo crivo da Superintendência Regional do Trabalho de Goiás. “Foi uma semana muito produtiva e ficamos muito felizes com os resultados. Este ano tivemos uma pequena dificuldade devido à greve dos servidores, mas tudo correu como esperávamos. Estamos satisfeitos por proporcionar esses momentos de aprendizado aos nossos colaboradores”, avalia.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700