Goiânia, 30 de abril de 2017    




Notícias

(23/11/2016) Palestra no HGG incentiva a doação de sangue

Enfermeira Eva das Chagas, que atua no Hemocentro de Goiás abordou sobre o tema com os pacientes do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro

Na semana em que se comemora o Dia do Doador de Sangue, o Hospital Alberto Rassi – HGG e o Hemocentro de Goiás promovem ações com o objetivo de aumentar o estoque dos bancos de sangue do Estado. Na manhã desta quarta-feira, 23 de novembro, a enfermeira que atua no Hemocentro, Eva das Chagas, esteve no HGG e abordou com os usuários do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) sobre a importância da doação de sangue.

Eva explicou que a doação de uma pessoa pode salvar até quatro vidas. “Não vim falar apenas de doação de sangue, mas de vida. Não tem como desvincular os dois. Normalmente as pessoas só pensam em fazer a doação quando tem um parente que necessita, porém precisamos lembrar que todos os dias existe alguém precisando de doação. O sangue não tem como ser comprado ou fabricado em laboratório, depende da boa vontade de alguém”, ressaltou.

Os mitos, de acordo com a enfermeira, muitas vezes impedem as pessoas a procurar um banco de sangue para doar. “O processo para doação é muito seguro, é feito um cadastro e exames no doador. Para doar é simples: é necessário apresentar documento original com foto, estar com bom estado de saúde, não pode estar em jejum, ter dormido bem durante a noite, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, não ingerir bebidas alcoólicas nas ultimas doze horas anterior à doação; se é fumante, recomenda-se ficar sem fumar duas horas antes e depois da doação”.

A aposentada Iraci Angélica Moreira tem 62 anos e relatou que já tentou doar sangue porém como estava com o colesterol alto, não foi possível. “Quando as taxas do colesterol estão altas, podem interferir na qualidade do sangue e aí pode impedir a pessoa de doar”, respondeu a enfermeira. No entanto, Iraci disse que não desistiu. “Eu quero ajudar e queria doar todo dia se possível. Fico com pena de quem precisa, vejo muito na televisão as pessoas precisando de sangue, e a gente com tanto sangue guardado”, brincou.

“Doe sangue ao som do rock”

Neste sábado, 26 de novembro, o Hospital Alberto Rassi – HGG e Hemocentro de Goiás promovem a terceira edição do evento “Doe sangue ao som do rock”, com o apoio de vários motoclubes regionais e nacionais. Entre 9 e 14 horas, a unidade hospitalar estará preparada para receber os doadores de sangue, que poderão, além de praticar um ato de solidariedade, curtir a banda de rock clássico Balaclava e admirar as centenas de motos, desde as mais possantes às com customizações diferenciadas, que serão exibidas no estacionamento.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700