Goiânia, 28 de maio de 2017    




Notícias

(23/11/2016) Leitura auxilia na recuperação de pacientes do HGG

Projeto Dose de Letras completou um ano e tem o intuito de minimizar e prevenir os sintomas e efeitos negativos da internação. Relatório de janeiro a outubro apontou que foram realizados 3428 empréstimos de obras do acervo do hospital

O Projeto Dose de Letras do Hospital Alberto Rassi – HGG é mais uma atividade de humanização e foi implementado com o objetivo de incentivar a leitura, minimizar e prevenir efeitos e sintomas negativos da hospitalização. Levantamento realizado de janeiro a outubro apontou que foram realizados 3.428 empréstimos de livros, gibis e revistas, tanto para pacientes quanto para acompanhantes. De acordo com a terapeuta ocupacional, Michele Vaz, o projeto proporciona muitos benefícios e é elogiado pelo público da unidade.

O Dose de Letras funciona da seguinte forma: segunda e sexta-feira um carrinho, que abriga a biblioteca itinerante, passa pelos corredores das enfermarias e do Centro de Terapia Intensiva oferecendo o empréstimo de livros para os pacientes internados e para os acompanhantes. “Quando passamos para buscar as obras emprestadas, os pacientes elogiam bastante. Com essa iniciativa, conseguimos aproveitar o tempo ocioso dos pacientes no hospital e algumas vezes desviar o foco daqueles que reclamam de dores, e após a experiência com o livro, relatam que a leitura ajudou na recuperação”, explica Michele.

Atualmente o acervo conta com 849 obras, provindas de doação, de todos os gêneros literários dirigidos ao público infantil e adulto. O hospital recebe doações de instituições como Biblioteca Pio Vargas e Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), além de colaboradores, e pacientes que foram beneficiados pelo projeto. “Temos um perfil de pacientes com permanência de média e longa duração, e eles usufruem bastante do nosso acervo. Quando recebem alta, eles voltam e doam as obras, para que os outros pacientes tenham a boa experiência que eles tiveram. A mesma situação acontece com os colaboradores, que percebem o benefício e também fazem as suas doações”, ressaltou.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700