Goiânia, 26 de junho de 2017    




Notícias

(12/12/2016) Ciams Novo Horizonte atende cerca de 150 crianças em ação de fonoaudiologia

Palestras e exames gratuitos foram realizados para prevenção de doenças ligadas à fala e à audição. Atividade da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu em novembro e contou com o apoio da PUC-GO

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, com o apoio da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), realizou uma ação especial de fonoaudiologia, nos dias 24 e 25 de novembro, no Ciams Novo Horizonte. Foram atendidas cerca de 150 crianças, entre 0 e 3 anos, que fizeram testes da orelhinha e da linguinha, além de avaliação odontológica.

Participaram da ação oito fonoaudiólogas, além das estudantes da PUC, que fizeram palestras informativas na recepção do Ciams. Também foram distribuídos materiais sobre prevenção de doenças ligadas à fala e à audição.

A mobilização faz parte de um projeto piloto que terá continuidade em 2017. “A atividade foi inédita e muito positiva. Apesar dos testes de orelhinha e da linguinha serem obrigatórios na rede pública, algumas crianças ainda não tinham passado por eles. E em alguns casos, fizemos os encaminhamentos para o atendimento especializado”, explicou a fonoaudióloga Daniela Nunes Fazi Roriz.

A prevenção e diagnóstico precoce de alterações fonoaudiológicas são importantes para a saúde futura da criança. “O teste da orelhinha tem como objetivo identificar perda auditiva como a surdez, que podem atrapalhar o desenvolvimento da linguagem.” Já o teste da linguinha detecta se existe alguma alteração no chamado frênulo, membrana que liga a língua à parte inferior da boca. A alteração pode gerar a popular língua presa.


Fonte: IDTECH






IDTECH - Todos os direitos reservados

Rua 01, Qd. B-1, Lt. 03/05 nº 60 - Térreo, Setor Oeste, Cep. 74115-040, Goiânia/GO
Telefone: 62 3209-9700